sexta-feira, 6 de setembro de 2013

MINISTÉRIO DA CORRUPÇÃO

O Brasil, o governo brasileiro, tem 39 Ministérios e/ou Secretarias com status de Ministério. Tem de tudo, até um vice governador que é Secretário/Ministro ou Ministro/Secretário e atua nos dois cargos, além de outras atividades, af..
Um a mais ou a menos, o orçamento não irá a falência. Sugiro que se institua um novo Ministério, o maior de todos, maior que Fazenda, Educação, Saúde ou Casa Civil, o Ministério da Corrupção. E não se trata de gozação, mas de moralização. De economia. De transparência.

Imagine só, ao invés de se suboornar, sem conhecimento de ninguém, o Ministro da Saúde para contratar médicos do exterior, uma organização qualquer vem até o Ministério da Corrupção, oferece 10, 15, 20,30, sei lá quanto de percentual, e lavra um contrato para trazer 400 médicos ao preço de 10 mil reais cada, fica com a responsabilidade de encargos sociais, translado, seguro etc...

Aí, todo mundo sabe quanto o governo vai dispender, quanto vai receber de corrupção e todos ficam satisfeitos. O cachê da corrupção seria incorporado a um Fundo de Corrupção Governamental para suprir as necessidades urgentes, como catástrofes, incêndios, apagões, epidemias ou outros gastos mais urgentes que se façam necessários.

Não poderia, desta forma, o Ministro Padilha guardar dinheiro em nome de laranjas para a candidatura ao governo de São Paulo ou o PT guardar dinheiro para financiar a campanha de Dilma ou sei lá quem ao governo do Brasil. 

O dinheiro da corrupção seria fiscalizado, estaria no portal transparência do governo.

Além disso, há o efeito pedagógico.

No Executivo, na esfera Estadual e Municipal, todos os Estados e Municípios teriam as suas secretarias de corrupção, assim fulano e cicrano não poderiam receber por fora, desviar para se candidatar a deputado ou sei lá o quê.

E no Legislativo, o Senado, a Câmara dos Deputados, as Assembléias e as Câmaras Municipais teriam as suas diretorias de corrupção para receber as propinas, evitando o desvio em nome de A ou B, e ainda colocariam nos portais de transparência.

No Judiciário também, no STF, no STJ, nos TRF, nos TJ e nos Fóruns haveria uma diretoria de corrupção para receberem as propinas, evitando o desgaste dos magistrados, processos no CNJ etc...

Até mesmo nos órgãos que não são judiciais, como o Ministério Público, a AGU, a Defensoria, e a OAB, todos com suas diretorias de corrupção, evitaria processos, denuncias, enriquecimento ilicito, e os fatos seriam de conhecimento de todos.

É ou não é uma boa idéia???

Que o governo do Brasil a implante, urgente.

Nenhum comentário: