domingo, 18 de agosto de 2013

DIAGNÓSTICO: VELHICE





Falo sempre que não existe doença, existem doentes. A doença existe como logia, como estudo, como coisa isolada, estanque. 

Descobre-se os sintomas nos doentes, as suas reações, manifestações, aplica-se drogas e se testa o comportamento, se melhora, tem-se o tratamento e, se desaparece os sintomas, se tem a cura.

Bobagens.

Diz-se que o Idoso, o Velho, tem problemas de coração. A pressão tende a subir. É lógico, sobe ou desce, se o cidadão teve uma vida suave e quando vê a morte, o coração acelera, ele sabe que vai morrer, tem tanta coisa a fazer, o coração bate mais rápido, o pulmão respira mais, o coração acelera, a pressão sobe. Se é conformado, nas mesmas situações, o coração desacelera, ele está conformado, a pressão baixa, os pulmões quase param.

Mal de Alzheimer nos velhos, é aquele sintoma do esquecimento. Natural, o Idoso não aguenta mais tanta hipocrisia ao seu redor, os hábitos novos que ofendem a sua maneira de ser, hábitos que não concorda, forma de tratamento, linguajar diferente e divergente de seus hábitos e costumes. O que faz? Obnubila, trava, bloqueia as novas  lembranças, fica surdo a isso e só se lembra do que quer, mormente das coisas antigas.

Explica-se portanto a surdez e o esquecimento.

Quais as outras "doenças" do Velho?
O parkinson, o treme treme da cabeça e das mãos. Simples, a gente pega  um jornal, ouve um rádio, vê a imagem de um líder do governo Brasileiro no parlamento nacional, na Câmara dos Deputados, um deputado federal eleito pelo estado do Ceará... não é aquele que é meio irmão do José Jenuíno que era presidente do PT e foi condenado pelo STF? Não é o mesmo que foi pego pela policia federal com mais de 100 mil reais na cueca? Como pode ser parlamentar, e líder?

A cabeça da gente balança mais que carambolo, que lagartixa.... e o pessoal acha que é mal de parkinson... continue com os exemplos: deputados e senadores condenados pelo STF continuam recebendo vencimentos, tem gabinetes... não há cabeça que aguente, fica parecendo biruta, aqui entendido nos dois sentidos.

Vai lá, me ajuda. Quais as outras "doenças"?

Não se alimentar ou ingerir líquidos na dose exata.

A dentição não suporta, os dentes ficam fracos, ou já são postiços, ou falta na boca os dentes necessários para a mastigação, aí se prefere alimentos pastosos ou líquidos, sem gosto, sem cheiro. Como podemos nos alimentar se a gente não pode comer um caranguejo nos dentes, uma costela de carneiro, uma costeleta de  porco, uma coxa de peru? Diga. É o colesterol.

Líquido. O médico proibe acuçar, pelo diabete. Um suco de tamarino, uma cerveja gelada, um bom vinho, um uísque de 18 anos, uma vodka gelada, nada disso é possível. Querem que a gente beba água ou chá, com o infecto adoçante, sem gosto.

Doença? Não, falta estímulo.

Inventaram agora uma doença nova, tipo aquela virose. É que o médico quando não sabe o que o paciente tem, diagnostica virose, e espera o organismo declarar ou se curar.


Fibromialgia é a doença da moda, envolve tudo, dores musculares, esquecimento, falta de apetite etc... ou seja, não sabendo o que o Velho tem, diagnostica-se fibromialgia e o entope de tranquilizantes e analgésicos... pronto e manda tomar banho de sol, se alimentar bem, dormir etc... ou seja, se se fizer isso, não é preciso de remédio e nem se adoece.

A doença do velho é banzo. É revolta. É falta de tempo para fazer o que se quer. É falta de dinheiro, de condições. Alguém já viu um velho pobre de rico, doente?

Talvez, se de fato, há degeneração real do organismo, mas são poucos, o normal é o velho não ter dinheiro, necessitar de algo e não poder ter.

Finalizando, se conheces um velho, tens um velho em casa, gostas de um velho, não o trate como tal, trate como sempre o tratou ou o trate como igual.

Ele agradece e viverá melhor e mais.




Nenhum comentário: