sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

LOGOTIPO, LOGOMARCA, DESENHO,CRIAÇÃO, IMITAÇÃO...





Dizem que no mundo dos negócios, nada se cria, tudo se copia. É vero, a gente pega as experiencias bem sucedidas e adapta ao objetivo que nos propomos. No campo da publicidade e propaganda, ainda é pior, há cópias deslavadas de slogan, de frases de efeito, de métodos de vendas, até de cores.

Existe, no campo da publicidade, para os que não sabem, um chamativo perpétuo, é o slogan, é a cor do empreendimento ou empresa.

A VIVO por exemplo, usa o azul; a OI usa o roxo; a LOCALIZA usa o verde e assim por diante, no momento que o consumidor vê a cor, associa ao empreendimento, produto ou empresa.

Falo isso para falar do logotipo,slogan ou marca que a Prefeitura de São Luis, gestão do Edivaldo Holanda Junior resolve implantar. Pode? Pode, mas não devia.

A Constituição Federal do Brasil diz em seu artigo 37 que a Administração Pública tem que ser impessoal e primar pela moralidade.

Traduzindo: Prefeitura de São Luis é uma só, acontece que cada Prefeito, como cada Governador, cada Presidente da República e por aí vai, todo imbecil que toma possa, ou todo corrupto, tem que ter a sua marca. Algum dia, a coisa vai mudar, o correto deveria ser, somente, Gestão 2013 a 2016 - Prefeito Edivaldo Holanda Junior.

Ah... não estou chamando o prefeito de corrupto, que, com a logomarca e contratação de serviços gráficos, pinturas etc... está pagando a empresa de publicidade que fez a campanha dele. Para mim, até prova em contrário, o Junior é honesto.

Mas, há pessoas interessadas em ganhar percentual, assim quando o presidente da Câmara dos Deputados assume, muda os papéis, logotipos, carimbos, logomarca, carros oficiais, telefones celulares etc... vigilancia, serviços gerais, etc... pontos de corupção.

Voltemos a São Luís.

O Prefeito está mal assessorado, precisa ter cuidado. A logomarca é uma merda, um fiasco, parece coisa de criança, não mostra nada.

Uma logomarca - que não deveria existir - deve mostrar a empresa ou o produto, como o do Banco do Brasil, dois B entrelaçados, parecendo o cifrão de dinheiro, a união ... etc..

Uma cidade como São Luis deveria exaltar suas qualidades, uma marca preto e branco para mostrar seriedade, um nanquim, risco grosso para mostrar firmeza, para mostrar a intelectualidade de São Luis, e um sutil risco, no nanquim, mostrando as formas coloniais antigas.

Se quiserem, eu faço, só me colocar dentro de um estudio e com bons projetistas e desenhistas.

O logotipo/logomarca/slogan de São Luis é uma mistura, uma cópia, lembra uma casa de bolos ou pizzaria ou confeitaria... não tem seriedade e nem mostra inovação.

Veja alguns dos copiados:














Nenhum comentário: