sexta-feira, 5 de outubro de 2012

UMA MERDA DE DEBATE OU UM DEBATE DE MERDA?

O ano é 2012, estou no planeta chamado Terra, América do Sul, Brasil, Maranhão, São Luís. Esta última cidade é a capital do Maranhão, cidade que completou 400 anos este ano.

Há eleições municipais este ano, elege-se 31 vereadores e 1 prefeito para a cidade. Há uma coisa chamada de justiça eleitoral, tem um TSE - Tribunal Superior Eleitoral que legisla, orienta, fiscaliza, pune, faz tudo na área eleitoral. Partidos políticos são mera organizações criminosas ou empresas de fachada para legendarem, carimbarem, darem número para os candidatos.

Pois bem, depois disso, vamos ao que interessa. A mídia formada por emissoras de rádio, televisão, jornal e internet são proibidas de fazer determinados eventos na época eleitoral (geralmente 6 meses antes das eleições, este ano 7 de outubro). Algumas empresas são suboornadas, compradas, ou os proprietários são pessoas incompetentes, irresponsáveis, venais ou omissas. Outras, omissas de fato, dizem que é mais prudente ficar fora do processo.

 Bobagem.

Por pressão ou não, uma empresa de televisão, afiliada de outra nacional, no caso concreto, a TV Mirante filiada à Rede Globo, respectivamente, Sarney e Marinho, resolveram fazer um único debate entre os candidatos à Prefeito de São Luís.

Washington Oliveira


Esclareça-se que a cidade tem, hoje, repetidoras e geradoras, com um sinal que se vê, o canal 2, TV Pública Brasil, canal 4 SBT, canal 6 Record, canal 8 Rede TV, canal 10 Globo, canal 12 Bandeirantes, canal 23 Record, canal 26 Rede Vida e outras picaretagens que a gente vê e não sabe quem repete ou gera.

Eliziane Gama


Continuando sobre política, chamaram 6 dos 8 candidatos para um debate, ontem e hoje, 04 e 05 de outubro de 2012, começando às 23 e terminando por volta de 1 hora da manhã.  Não fizeram divulgação alguma, diziam que ia ter, não ia ter.

Edivaldo Holanda Filho


 Teve.

Logo após a novela Gabryela, totalmente prostituída pela Globo, começa o chamado debate, sob a supervisão de um cidadão chamado Tonico Ferreira. Se morasse aqui e fosse de bairro periférico, diria ter fritado uma cabeça de merla. O homem errou tudo, mais perdido que cego em tiroteio, que Lewandowiski no STF ou cachorro vira lata caído da mudança de pobre...


O cenário, a gente, eu, vi somente 6 mesinhas, onde os candidatos ficavam em pé, respondendo. Outra,com uma sopeira cheia de papeis cortados e com o Tonico.  Ninguém via auditório, relógio de marcação, onde estava, que horas era, em uma prisão domiciliar. Faltou a tornozeleira...

Da esquerda para a direita, ordem por sorteio, disseram, estava o Haroldo Sabóia (PSOL), Tadeu Palácio (PP), Eliziane Gama (PPS), João Castelo (PSDB), Edivaldo Holanda Filho (PTC) e Washington Oliveira (PT), não foram convidados um Marcos Silva (PSTU) e o Edinaldo (PRTB), este último acusado de ser laranja do atual presidente da Embratur e apoiador da candidatura do Filho. Que não é dele, é de Edivaldo.

Haroldo Sabóia


Vamos lá.

Quatro blocos, cinco erros, Tonico perdido e candidatos fracos. Ninguém disse nada, nada foi perguntado e nada foi dito. Entraram mudo e saíram calados.

Mesmo assim, vai a minha observação pessoal.

Tadeu Palácio


Os candidatos mal educados, somente o Filho deu boa noite, o Haroldo deu boa tarde. O debate foi gravado???

Marqueteiros devem ter vestido o Filho, o Tadeu e o Washington. Ensaiados, artificial, perguntas escritas, sem a naturalidade que a gente conhece. Ternos escuros e gravatas vermelhas, aquela frescura de seriedade, preto terno, gravata vermelha, padrão americando de debate.

Castelo não levou o aparelho de surdez, a Eliziane ria o tempo todo como se estivesse em um programa de humor, da Hebe.

João Castelo


A forma de tratamento entre os candidatos foi péssimo, o único a tratar os demais com o devido respeito foi o Filho. Holandinha tratou de senhor, de prefeito, como deve, ou devia.

Os demais tratavam como tu... pombas, não se pode chegar e tratar os outros como se trata na intimidade. Imagine alguém chegar e dizer minha vadia para candidato A; minha perua, para candidata B; Macaxeira para candidato C; Holadinha para candidato D; Tampinha para candidato E; Haroldinho para candidato F; não, todos deveriam ter sido tratado como Senhor ou Senhora... intimidades quando foram se comprar ou vender, dividir o roubo.

Vi o debate todo, se estivesse indeciso, votaria no 50, no Haroldo Saboia, deu show, independente, lúcido, oportuno, provocador, pena que a gagueira o prejudique em determinados momentos.

Além de Deputado Federal Constituinte nota 10, Haroldo Sabóia não depende de ninguém, tem berço de ouro e é franco atirador, pena que não tenha nenhum suporte político partidário, talvez chegue a 10 mil votos.

Ainda continuo na dúvida, se voto com o coração ou com a razão.






Mas, que o debate foi uma merda, foi!

Nenhum comentário: