sexta-feira, 21 de setembro de 2012

O TRÂNSITO QUE MATA ... sugestões para não matar!


 



                                  Dizem que os autores se repetem, sempre teclam no mesma. Um Jorge Amado descreve sempre o sertão nordestino ou bahiano, uma puta, um coronel, o drama entre os pobres e os ricos. Sempre.
                                    Josué Montello descreve o interior maranhense ou cenas de São Luís com a descrição da cidade e seus habitantes, o drama do cotidiano.

                                       Não sou nenhum, nem outro, mas me repito sempre, é só olhar as chamadas postagens aqui no meu blog. Repito-me hoje sobre o chamado trânsito. Trânsito que mata, ocupa 60% dos leitos com acidentes de motos, gasta milhões e milhões de maneira desregrada, quando se podia utilizar em outras áreas e outros setores.

                                       Por que não toma algumas providências em relação ao fato? Os pilotos não saem no céu, aprendendo a pilotar. Tem o centro de treinamento virtual, é exigido um bom estado de saúde física e mental, bem como um treinamento em número de horas grande, necessárias para um bom aprendizado.

                                       O que acontece com o nossos motoristas e pilotos de automóveis/motos? O cidadão entra em uma auto escola, sai pela rua atrapalhando o trânsito e depois de um mês se submete a um teste idiota e recebem a carteira de motorista. Sem experiência, saem matando ou morrendo ou se acidentando ou acidentando os outros.
O correto deveria ser o aprendizado em centros de treinamento virtuais durante um período letivo, 6 (seis) meses. Em seguida, mais 6 (seis) meses de treinamento nos locais próprios, nos autodromos.  Faz-se exame físico e mental. Prova rígida teórica. Aprovado? Levantar a ficha policial através do aparato de segurança do Estado. Ficha Limpa, aprovado? Emite-se a carteira de motorista para veículos ou motos.

                                            O cidadão só pode pilotar moto de acordo com o CTN, ou seja, pela direita da pista e utilizando a vestuária recomendada e de segurança. Só pode trafegar sózinho depois de 2 anos da carteira, na cidade; 5 anos nas estradas estaduais; 10 anos nas estradas federais. Antes disso tem que andar com acompanhante. Tanto no carro, como nas motos. E o acompanhante tem que ter carteira emitida há mais de 10 anos.

                                                 Pronto. Com essas medidas teremos uma redução de 90% dos acidentes, das mortes e dos problemas de trânsito no Brasil/Maranhão/São Luís.


                                              Tem idéia melhor??





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