segunda-feira, 9 de julho de 2012

...O MUNDO TECNOLÓGICO....









A Terra vive sempre em movimento,a gente também. Tudo evolui ou se renova ou se redescobre.

Exímio datilógrafo, hoje sinto dificuldades em datilografar, digo, digitar. A máquina manual virou elétrica, virou eletrônica, virou computador, virou notebook, virou netbook, virou tablet, virou celular. Saber usar é que ficou dificil, são tantas funções, tantas teclas, tantos aplicativos, toques, que o Velho aqui se perde.

Perdido na computação, perdido nas impressoras, nas digitações,nos scanner. Perdido na televisão, preto e branco, plástico colorido, colorida, plasma, lcd, led, 3 G. Perdidinho, sei lá o que é hdmi, usb, é tudo em inglês e não tem mais manual, tudo agora é na própria máquina, seja lá qual for.

E como se aprende?

Os vendedores das lojas não sabem, ensinam o básico, quando sabem. Até hoje procuro saber onde se mete os fios para um fone de ouvido... o cidadão diz, meta o vermelho no hdmi, ligue o bluetooth, aperte o reset e depois o scan... puta que pariu, como é que vou entender isso?

Enquanto a gente vive nas trevas, ligando e desligando e usando somente algumas das funções, a meninada de hoje, a partir dos 5 anos, pega o celular e faz miséria; o mesmo com o tablet, com os computadores, com a televisão, compram até programação indevida para o "Velho" pagar na conta.. quando toma um susto.



Não há paciência dos novos para ensinar os velhos, mostrar como funciona, todo dia... retribuindo o tempo que a gente gasta ensinando a tomar mamadeira sem engasgar, comer papinha, a fazer xixi,a se limpar do cocô, enfim ter a emoção, o sentimento, saber como é bom (ou ruim) se ensinar, ganhar (ou perder) o tempo com quem se ama.

Sinto falta de um tecnólogo, alguém que me ensine a mexer com o sistema de vigilância, a usar a web para ver as câmeras instaladas; me ensine a utilizar as televisões lcd e led; confirme se estou sabendo usar o yphone devidamente; o tablet em todas as funções; até mesmo o sistema de multimídia da SUZUKI que os revendedores não sabem como funciona e eu, por exemplo, hoje, fiquei ouvindo só o som, sem imagem da televisão pois não consegui fazer funcionar... ah, consegui tirar o som do navegador, graças a Deus (e a curiosidade, correndo o risco de quebrar), não aguentava mais... "dobre a direita, a 100 metros..." parecia discurso de político.

É isso.

Tem mais? Tem, quero saber utilizar as chamadas redes sociais, o my face, o orkut, o facebook, o twitter, no computador e no yphone que não consigo, nem me lembro das senhas...

Falar em senha e tecnologia, por que não se usa o polegar nas ações tecnológicas? O polegar para ligar a TV, o dedo para mudar os canais (escrevendo com o dedo no controle liso); o mesmo se daria no celular, no tablet (este já é), no notebook, no netbook e no computador.



Ou a própria voz.

Localize aí foto de fulana nua... pronto, o equipamento buscaria os sites de busca e mostraria as fotos da fulana nuinha em pêlo...

A lição que se tira disso é que houve evolução tecnológica instrumental e de equipamentos bem mais rápida que a educação/instrução dos usuários ... dever-se-ia ter um local para reciclar os nossos conhecimentos e nos orientar como operar tais equipamentos, pois do contrário, fica-se como estar, na escuridão, pesquisando em livros quando se tem uma gama enorme de facilidades nos equipamentos.

Falei apenas nos meus. Imagine agora o motorista em carros sofisticados, em ônibus, em metrô; o médico diante equipamentos revolucionários; o engenheiro diante a nova tecnologia.




Há de aprender tudo de novo.




 É isso aí...

Um comentário:

Mafebavi disse...

É Dadinho, "yphone" só o sr. mesmo é que tem. Deve ser por isso que não está conseguindo usar direito seu Iphone. Te ailoviu.