quarta-feira, 14 de março de 2012

INQUIETAÇÕES...

A gente fica velho e começa a se preocupar com o futuro mais que o presente. Uma contradição, o tempo deveria ser com o presente, lembrar mais o passado, esse sim, nos consola, nos alivia, nos alegra.

Esta semana ouvia alguém dizer que um senhor Bringel é o secretário de educação do Estado do Maranhão. Quem é a figura?  

Não temos maranhense que vivem aqui, com capacidade? O pessoal da Academia Maranhense de Letras? Os professores das Universidades? Os antigos e aposentados ligados à Educação, que conheçam a realidade do Estado, seu potencial e dirija a Educação para os fins necessários?

Daí, um pulo... vou deixar a insignificância dos dirigentes estaduais para falar de um todo, do Maranhão.

A gente tem 6 (seis) senadores, o Sarney, o Cafeteira, o Carcará, o Lobão, o Lobinho e o Fecurynho. Tem 18 (dezoito) deputados federais. Deixo de citar, pela insignificância que representam, acho que é 21, pois tem o Gastão, o Brandão e o Pedro, de licença e os suplentes assumem.

Um exercício de memória, liste, sem ir ao google, o nome dos 18.

 Duvido!

Tem tudo isso e não tem nada.

As ana, ANATEL (AGÊNCIA DE TELECOMUNICAÇÕES) não fiscaliza o sistema de telefonia ou de tv por assinatura, um cú de boi. Todo mundo faz, aliás, deixa de fazer ou cobra o que bem entende? Quem é o representante no Maranhão? Quem indicou? É "cota" de qual partido?

A gente vai perguntar em todos os cargos arrolados. REPITO: nome do representante? Quem indicou? Na "cota" de que partido?

A ANP (AGÊNCIA DE PETRÓLEO) deixa os postos fraudarem as bombas, se estabelecerem em quaisquer lugar, é omissa.

A ANA (AGÊNCIA DE ÁGUAS) existe no Maranhão?

A ANTT (AGÊNCIA DE TRANSPORTES TERRESTRE) os ônibus, caminhões, estão aí, sem nenhum controle, sem obedecer quaisquer normas ou leis, ou passageiros idosos e crianças.

A ANTAQ (AGÊNCIA TRANSPORTES AQUAVIÁRIOS) tem um filho de um cearense Vicente Fialho como presidente nacional. E aqui?

A ANEEL (AGÊNCIA DE ENERGIA ELÉTRICA) é um grande exemplo de esculhambação. Não se sabe onde fica ou se existe, mas a CEMAR está aí, cobrando, deixando de mandar conta, mas mandando reaviso para corte - eu, pelo menos, em 2012, janeiro, fevereiro e março não recebi conta, mas fui ameaçado de corte tres vezes, haja 116 - e fazendo atos ilegais.

A ANAC (AGENCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO) não tem sequer, livro no Aerotenda de São Luís. Antigamente, na época do DAC tinha, pelo menos, alguém da aeronáutica responsável. Conhece quem é o responsável no Maranhão? Divulgou que tem que ter um representante de cada empresa para resolver os problemas no próprio aeroporto? Que é obrigatório e norma federal? 

Sabia disso?

A ANVISA (AGÊNCIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA) existe? A gente só sabe pois obrigou as farmácias não venderem antibióticos, antibacterianos, sem receita. Grande merda! Tem, no Maranhão?

A ANS (AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE) é quem fiscaliza os planos de saúde, entre outras atividades. Sabe onde fica?

A ANCINE (AGÊNCIA NACIONAL DO CINEMA) que regula a área, na verdade serve para liberar verbas do Ministério da Cultura para os apadrinhados, Caetano Veloso, Paula, Gilberto Gil e o resto da gang, digo, da troupe, que o digam. Existe?

Falei das Agências Reguladores que, se existisse representantes do Estado do Maranhão e do Povo do Maranhão, haveria de ter uma representação no Estado, de preferência técnicos concursados do órgão ou pessoas competentes, honestas e de ilibado saber e conduta.

Se não tem, deveria ter. Se tem, deve ser divulgado.

Tem mais, um tal de DNIT (departamento nacional de infraestrutura terrestre). É federal, serviria para fiscalizar, controlar, gerir as estradas federais. No Maranhão é um parente de um deputado federal e não funciona, nunca funcionou. O Estado do Maranhão, no não governo do Jackson Lago, fez uma merda dessas que está aí com um Secretário. Sabe quem é? Onde fica um tal de DENIT (departamento estadual de infra estrutura terrestre) ou é DEMIT (da Prefeitura)... sei lá, deu um nó. Tem uma porcaria dessas aqui.

Tem a INFRAERO ...deveríamos ter uma Regional aqui, não temos, dependemos do Pará, de Belém.

A RECEITA FEDERAL é uma Delegacia, somos parte da terceira região, com sede no Ceará.

O INSS e a JUNTA DE RECURSOS DA PREVIDENCIA SOCIAL dependem do Ceará ou de Pernambuco, a gente não tem uma Superintendencia, tem gerência. O INSS vive em prédios alugados, sem a mínima condição de funcionamento, quer na séde, quer nas agências. O INSS tem um prédio, o João Goulart, na Avenida Pedro II, caindo os pedaços por falta de administração, por falta de interesse, quer dos dirigentes locais, quer dos nobres representantes no Congresso Nacional.

Tem um prédio na Rua dos Remédios/Rio Branco que o cidadão Nahuz, como superintendente - existia - trocou com o prédio da secretaria de saúde no calhau, para puxar o saco, para ficar com a casa da família nahuz ou por burrice mesmo. Está lá se acabando.
A JRPS no Maranhão tem direção de uma funcionária de carreira do INSS e um monte de gente representando governo, funcionários, aposentados e que gente não sabe como se faz. Qual é o critério? Quem indica? Quanto ganha? Alguém sabe como é? Você aí aposentado do INSS? Você funcionário? Você do Governo Estadual?

E depende do Ceará, salvo melhor juízo ou conhecimento.

O IBAMA, o Sarneyzinho, o Zequinha, mandou a superintendencia para o Piauí. Ficamos dependendo de lá, perdemos. 

O SPU que cuida do patrimônio da União, não sei como está, sei que cobra o indevido, mesmo com as investidas contra do deputado federal Castelo, do deputado federal Pedro e do deputado estadual Max Barros, investidas isoladas que não funcionaram. O SPU continua cobrando e colocando o nome da gente no CADIN.

CADIN me lembra Bancos. Cadê os cargos de diretoria do Banco do Brasil, Banco do Nordeste do Brasil, Banco da Amazonia, Caixa Economica Federal e da SUDAM e SUDENE que o Governo do Maranhão tem direito?

Bello Parga, Pantoja, Carcará, ... SUDAM e SUDENE não me lembro o nome. Hoje, quem está lá? Ou o Maranhão perdeu os cargos?

VALEC também tinha um cargo do Maranhão.

Falar nisso, lembrei... e EMBRATUR não deveria ter um escritório em cada Estado? Se não tem, use esta sugestão e implante no Maranhão.

SPHAN é outro órgão federal. Antes não me lembro, me lembro do Ivan Sarney e da Kátia, esta última está para se aposentar no cargo. É funcionária do órgão? Se não, vem a perguntinha... quem indicou, qual a cota, qual o partido, etc...

DELEGACIA DO MEC tinha um prédio inteiro, hoje existe? Onde fica? Foi embora?

POLICIA FEDERAL parece existir, tem um local e funciona. Deveria ter uma sede propria e compatível com a sua importância.

INCRA tem, mas não funciona. É um indicado do PT. O maior antro de corrupção escondida no Maranhão.

FUNAI cuida dos Índios. Existe? Se existe, como é que as terras da FUNAI, no Maranhão Novo, vivaram Shopping da Ilha??? FUNASA existia, o que substituiu?

JUSTIÇA FEDERAL DO TRABALHO tem, funciona mais ou menos.

JUSTIÇA FEDERAL DO MARANHÃO tem, funciona bem.

CONTROLADORIA DA UNIÃO tem, funciona em prédio alugado e em local impróprio.

TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO tem, funciona?

PROCURADORIA DE JUSTIÇA FEDERAL DO MARANHÃO tem, tem prédio próprio, mas parece não existir. A lei que privatizou a telefonia diz que os prédios devem (deveriam) ter sido devolvidos à União. O prédio da Telemar na Cohama está com a OI. No parque do bom menino está com a OI. O da praça deodoro/parque urbano santos está com a EMBRATEL.

A avenida litorânea todos mandam. Nas terras da União cedidas para o Municipio estão sendo usadas indevidamente. Os rios estão sem proteção. Instalações em Barreirinhas estão lá, em pé. As dunas, as praias, estão invadidas.... mas..


PROCURADORIA FEDERAL DO TRABALHO parece existir,de vez em quando, nas greves dos motoristas,ela aparece.

Quais os outros órgãos federais? Ajudem-me...

DEFENSORIA PÚBLICA FEDERAL existe?

Cansei.

O que posso dizer é que, no Maranhão, deveria existir uma estrutura organizacional estadual semelhante à federal, com técnicos capazes. Deveria ter, no Maranhão, para gerar empregos e para facilitar a comunicação e o andamento dos processos, dos pedidos, e das ofertas, um representante federal aqui, quer na Ilha, quer no resto do Maranhão.

Falta uma Delegacia do Banco Central, dependemos do Ceará ou do Pará. Falta uma Alfandega Federal, falta uma Delegacia do BNDES, falta elevar nossas representações existentes, divulgar as existentes, cobrar a atuação desses órgãos.

Tudo isso é de responsabilidade dos Senadores e Deputados Federais, acionados pelo Governo Estadual. Não temos nem um deles.

É foda!



Nenhum comentário: