terça-feira, 3 de janeiro de 2012

A ILHA DO SARNEY









A Ilha do Sarney é o Maranhão todo, mas no caso específico é a Ilha de Curupu, nome dado para confundir com Cururupu onde o sogro, Doutor Carlos Macieira, tinha muita terra. Fica nas proximidades de São José de Ribamar, logo aqui pertinho. Tem tudo, tem estábulos, tem piscinas, tem aeroporto, tem casas, casa grande, casa de fazendeiros, casa de peões.

Segundo a Constituição Federal do Brasil, Ilha pertence ao Estado (União Federal) mas pode ser "concedida" a quem se dispuser a tomar conta, fazer benfeitorias e devolver no momento em que o Ente Federal (União) necessitar para suas atividades, quaisquer que sejam.

Pois bem, registro o fato, sem nenhuma conotação política, pró ou contra, mesmo porque nesses governos que apareceram depois de 1964, todos pecam pela corrupção, desvio de poder etc...

O Jornal Pequeno, jornal aqui de São Luís do Maranhão, do dia 01 de janeiro de 2012, traz em sua página 15, duas reportagens. No canto superior ou na parte de cima,  uma Senhora com a filha pedindo esmolas, ajuda, dando inclusive o número das contas os bancos. A Imagem pode não estar nítida e nem ser legível, mas vá lá na web e veja: www.jornalpequeno.com.br .. aí procure jornal do dia 01 de janeiro de 2012 e lerás toda a reportagem.

No canto inferior ou na parte de baixo, um dos netos do Senador José Sarney, não sei quem e nem de quem é filho, está vendendo a sua parte, 12,5% (doze e meio por cento) das benfeitorias da Ilha pela quantia de 20 milhões e 200 mil. Não diz que é benfeitorias, o anúncio diz que é 12,5% da Ilha de Curupú.

Aduz ainda que é 16 milhões de metros quadrados, isso mesmo 16.000.000 metros quadrados e que pode ser utilizado para construir marinas, casas, condomínios... palavras do dito cujo.

Sem comentar, mais pensando... imaginemos que a Ilha toda seja do Zé. Em vida pode doar 50% dos seus bens, mas não se tem notícias.

Vamos supor que o descendente (tem DNA?) queira antecipação de herança. O Zé tem três filhos, daria 33% para cada, ou seja Fernando, Rose e Zequinha. Fernando tem 4 ou 5 filhos, rateando mais ou menos 7% por cento para cada um. Roseana tem apenas uma adotada, ficaria com 33% por cento. Zequinha parece ter dois, o que dá 16,5% para cada.

Quem é o herdeiro? Como está sendo feito o cálculo de sua herança?

Gostaria de saber.

Faço a minha parte, divulgo o fato para o história futura.

Alguém vai estudar que em 2012, havia alguém vendendo uma Ilha do Governo Federal sem que o SPU, sem que a Marinha, sem que o Ministério Público Federal, sem que ninguém tomasse partido, pedisse informações ou retomasse o imóvel ao patrimônio do povo brasileiro. (como é risos na web? rssrsss).

E uma cidadã brasileira passa dificuldades em cima de uma cama, pedindo esmolas ou ajuda, sem que nenhuma autoridade se pronuncie. Olha que já fazem 18 anos que está doente e pedindo esmolas!

Quer mais?

2 comentários:

Anônimo disse...

Quem este herdeiro? gostaria de saber quem é esse espertalhão!parece que o Sarney tem um concorrente a altura dele.

Dr. Silvério Fritz disse...

Ai que tristeza... Sempre achei que "O Dono do Mar" fosse uma alusão do Zé a si próprio. Eis que estamos de volta ao feudalismo, não?