sábado, 14 de janeiro de 2012

É ÉTICO?



 Leio, hoje, dia 14 de janeiro de 2012, no jornal O IMPARCIAL,  página 12, GIRO, do Jornalista Aquiles Emir, segunda nota, lado direito, o seguinte


ACORDO
O programa Justiça Itinerante mantido pelo Tribunal da Justiça vai receber dois ônibus, doados pela MPX Energia, conforme protocolo de intenções assinado ontem pelo gerente de desenvolvimento de projetos da empresa, Ricardo Lessa, e o desembargador Antônio Guerreiro Júnior, presidente do TJ. Os veículos serão utilizados para deslocamento de juízes e servidores a locais de difícil acesso no interior do estado. Lessa destacou que é prática da MPX ajudar o fortalecimento da cidadania nos estados em que atua.
Fico a me perguntar. A MPX do bilionário Eike Batista está no Maranhão há mais de 3 (três) anos, oficialmente, tendo inclusive ganho a concessão de explorar gás em algumas cidades maranhenses e com a expectativa de outras.
Por que somente agora? O presidente anterior tinha ética? O presidente anterior era quadrado? O presidente anterior é soberbo?

Ou somente agora se descobre que o Tribunal tem necessidade? Os funcionários que usarão os ônibus vão receber diárias completas? Os juízes vão só ou levarão acompanhantes? Os juízes receberão diárias completas? Os ônibus não serão usados para piqueniques ou outros eventos sociais, como jogos de futebol?
Não serão usados para empréstimos dos amigos dos dirigentes?

Se a MPX tiver lide junto ao TJ, Maranhão, em causas da Fazenda Pública, com problemas de tributos com o estado, de que lado ficará o juiz? Se tiver problemas ambientais, como ficará a imparcialidade do juiz? Ou em causas comuns que envolvam acidentes de trabalho ou desvio de conduta dos funcionários/dirigentes da MPX, qual será o procedimento do juiz? Do presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão?

Pensei, juro que pensei, que um juiz dirigindo o seu Tribunal agiria de maneira mais ética, mais voltado para os fins da Instituição... me decepcionei..

Pode ser que ainda venha algo nos próximos dois anos que me faça mudar de conceito...

A crítica é para o juiz, o presidente, não para o cidadão, este, que não conheço, com intimidade, só de conversas formais e de chá de cadeira,  mas tenho minhas relações de amizade com a Célia (que já se foi) e o Desembargador, além de gostar de Marcos... MAS, É ÉTICO?


Nenhum comentário: