sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

RELIGIOSIDADE OU ALIENAÇÃO?



O avanço das chamadas Igrejas ou Seitas Evangélicas é um fato, é uma realidade. Há um crescimento real da chamada música gospel, dos eventos evangélicos se contrapondo à religião oficial - a Constituição Federal do Brasil nega - do País, o Catolicismo.

Hoje, a gente liga o rádio AM e FM e encontra prefixos exclusivos das Igrejas dos Crentes. Liga TV, encontra os Crentes em canais próprios ou alugados; anda na rua, encontra Colégios, Igrejas, Universidades, enfim todas as atividades estão impregnadas de religiosidade, entre aspas.

Até mesmo nos veículos, casas comerciais, etc... se encontra "Deus é Fiel", "Foi Deus que meu deu" e por aí vai.

Gente muda de comportamento, não faz mais isso ou aquilo. Tenho amigos e amigas  que deixaram de trepar ou fazer sexo em virtude de terem se tornadas evangélicos (as). É proibido, o pastor proibe, Deus não permite, a Igreja proibe e por aí vai. Grande coisa ou grande merda.

Tenho amigas que achavam homens lindos, hoje não podem sequer, olhar. Deus gosta da beleza, tanto de homens como mulheres. Deus ama riqueza, beleza, bondade, tudo que é bom. Não gosta do mau. Pastor e Padre que pregam ao contrário são egoístas, pensam em si, querem guardar a reserva para si, ou seja, quer que os imbecis dos fiéis sejam fiéis a eles para explorar os sentimentos, os corpos e os bolsos.

Não vou falar em Catolicismo, os erros da Inquisição, o sistema de pedofilia, a grilagem de terras e de riquezas, o estado do Vaticano etc... nem de Lutero, do reformismo, da interpretação divergente dos atos divinos. Não quero falar do sistema ocidental. Não vou falar do sistema oriental, em especial do chamado Budismo. Nem dos muçulmanos, do calendário árabe ou do calendário Inca e Maias.

É uma salada religiosa.

Para quem acredita, pois quem não acredita, tudo não passa de uma grande comédia e teatral.

Façamos de conta que existe, no mundo ocidental, as duas grandes correntes oficiais, os católicos e os crentes ou evangélicos, como se chamam.

E aí?

Isso me lembra o chamado nosso Mundo, a Terra. Três quartos de água, um marzão para não se botar defeito. O cidadão no meio do mar, afundando ou não querendo nadar, encontra um pedaço de pau ou algo que flutua. Se agarra no objeto flutuante e segue, sem rumo, sentindo-se seguro e agradecendo a Deus por ter encontrado o pedaço de pau. Não se lembra da insolação, da desnutrição, da desidração, da falta de alimentos, dos tubarões, das arraias, e tantas dificuldades.

Ele ora, ela reza, ele agradece. Por quê?

É assim que vejo o alienado, o cidadão que deixa a Família, seus amigos, seus colegas, seu ambiente intelectual e social, partindo agora para ser um membro da Igreja. Paga dízimo, dedica seu tempo, muda de comportamento para agradar um Deus Invisível e Imanente que, muitas vezes, não existe.

É, um alienado.

O verdadeiro homem de Deus não precisa de Igreja, de mudança de comportamento, de vestidos longos, de camisas longas, disso ou daquilo. Basta acreditar em um Ser Supremo, sem nome, Deus, e praticar o bem, seguir as normas da sociedade, as leis do povo em que vive, ajudar o próximo, ter um comportamento ético e compatível com o meio ambiente, protegendo, conservando e educando o habitat. Só, só isso e mais nada, é o suficiente para ter paz consigo mesmo e com os outros.

Quem procura Igreja, religião etc... é aquele cidadão que está no meio da água e não sabe para onde vai.
Se você acredita em Deus, mude.

Pense, reflita e decida.

Um bom Natal de 2011...

Nenhum comentário: