sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Parede, Porta e Janela





Parede. O que é parede? Normalmente é uma construção, alta, de pé direito em torno de 1,80 a 2,20 metros no dia de hoje, mas pode variar até 3 metros quando se trata de edificação de luxo. Há, também, os paredões e as muralhas, estas restritas à presídios.

No linguajar popular, um muro alto.

Porta é um objeto retangular que permite a entrada na parede. Há também os portões, estes usados nas muralhas ou paredões.

E janela é outro vão (abertura) quadrada ou retangular que permite se olhar de fora para dentro ou de dentro para fora em relação a parede, paredões, muralhas.

Sim, gênio... e daí?




No clima contagiante de ternura e meiguice que é o natalino, surge-me as figuras e as comparo com o comportamento de algumas pessoas. Tem gente que é uma muralha, um paredão, uma parede feita de concreto, de pedra, que não permite a aproximação de amigos, colegas, parentes ou aderentes, leitores e eleitores, pessoas comuns ou qualquer outro tipo de gente, salvo outras muralhas. É gente importante, VIP, que nasceu em berço de ouro ou se fez. No Brasil e no Maranhão, às custas do povo que repele, roubando, furtando, se prostituindo, puxando o saco, fazendo o diabo para subir na vida.

Por outro lado, há as paredes com portas. São iguais às sem portas, só que permitem a entrada dos iguais e de alguns escolhidos, em certas ocasiões.

Também há, as paredes, paredões, ,muralhas que não tem portas, somente janelas. Ficam os VIPs a bater a mão para os menos favorecidos, sorriam, distribuem presentes, apertam as mãos, conversam, mas não permitem a entrada dos ditos cujos nos aposentos após muros/paredes. São reclusos nas suas riquezas, nas suas insignificâncias, nos seus egoísmos. Esses são os hipócritas, os arrependidos, os medrosos.... e distribuem, pelas janelas, até presente de natal.

Na sociedade tem gente que além de julgar que mora em castelo, em muralhas, ergue, em redor de si, um fosso. No final da vida é que veem que a água do fosso está contaminada, verde, sem vida.

Também, quando há problemas internos, que necessitam de ajuda externa, veem que foi bobagem erguer em redor de si tanto muro, melhor seria ao ar livre.

Vivo ao ar livre, socialmente apesar de ter, fisicamente, muralhas ao meu redor. 

Vivo bem. E você?
Tem parede? Parede com porta? Parede com janela?

Ou?

Um comentário:

Maria Graças Castro Vianna disse...

Paredes, só as de proteção contra as intempéries. Na vida sou um espaço aberto ao novo, uma passagem para descobertas surpreendentes, um caminho muitas vezes sinuoso, noutras amplo e cheio de acontecimentos inusitados. Na verdade sou um grande abraço que se oferece ao viajante, àquele desbravador do mundo que sai em busca de si mesmo refletido no olhar do outro.