terça-feira, 1 de novembro de 2011

MEU TIMON PEDE SOCORRO... MESMO!







Estive em Timon, saí dia 28 de São Luís e retorno agora, ainda há pouco às 17 horas. Fui ver minha Mãe. Encontrei-a com o rosto cheio de sangue e com o ólho fechado de uma queda nas passadeiras de cimento no quintal. Mandamos retificar todo o terreno... somente agora!

Tranquilo, revi Sônia, com o marido Luís - sempre gentil no seu táxi - e seus filhos Diego e Sâmia. Vi o França, o Zenóbio e a Professora...Comprei jornal Timonense que está no terceiro ano e só agora tomo conhecimento que existe e é semanal. R$ 1,50, mais caro que o EXTRA.

Clima quente, um pouco mais de calor que na Ilha.

Só?
Só nada.

Esgoto correndo pelas ruas a céu aberto. Banco 24 horas fora do ar. Banco do Brasil somente perto da Rodoviária. Sistema de telefonia em pandarecos, o celular não completa, cai; o fixo não recebe ou não liga; o modem da VIVO nem conectou; o iphone funcionou precariamente. Razão de não ter postado de lá, as informações e reclamações.

Um conselho, se viajar para Timon, leve outra operadora, leve OI, leve CLARO, leve TIM, deixe o modem, deixe o celular, deixe o iphone VIVO em São Luís onde funcionam LENTOS, mais funcionam...

Controle de trânsito e tráfego não existe, motoqueiros sem capacetes, pais levando 3 filhos na garupa de motos para o colégio, ruas que não são sinalizadas ou, se são, não são obedecidas. Ônibus cheios, caindo as pedaços e que não respeitam os usuários ou idosos.

Agora apareceu mais uma novidade: há uma ponte metálica sobre o Rio Parnaíba que é controlado pelo lado de Timon, apesar de haver fiscalização no lado de Teresina. Abre-se o sinal para um lado ou para o outro, conforme o fluxo de veículos.


Para protestar contra a Prefeitura de Timon ou por serem parentes da Prefeita e o marido (atualmente deputado federal), resolveram interditar a ponte. A qualquer momento você chega lá e está interrompido o tráfego. Seria como interromper a Bandeira Tribuzzi, você é obrigado a ir pela ponte do São Francisco. Em Teresina a distância é o duas vezes a referida. E ninguém toma providencia, nem a Prefeitura de Timon, nem os chamados Vereadores (existem?) de Timon... e na capital de Teresina, eles poucos ligam, nem o Governo do Estado, nem a Prefeitura, nem os vereadores, deputados, autoridades, enfim.. .todos os piauienses não estão nem aí..

A falta de vergonha só vai acabar no dia em que aparecer um Emanoel Viana que passe por cima dos obstáculos e atravesse a ponte de qualquer jeito, passando por cima dos irresponsáveis pelo fato. Não tem macho naquela cidade para fazer isso?

A cidade cresceu mas continua com jeito de interior. Barulho em todo lugar, carro de som estridentes, festas em área residencial.... acho que não tem promotor de justiça naquela cidade (e se tiver? a mesma merda acontece aqui e eles não fazem nada, são omissos), também não deve existir delegados (idem idem). Há, mais moram em Teresina e vivem em São Luís....

Assaltos, crimes, poluição, buracos, falta de iluminação,.... traduzindo, Timon está pedindo socorro... e olha que tem uma Socorro como Prefeita, ganhando 44 mil reais (segundo informações colhidas lá), duas vezes mais que o Ministro do STF.. ..taí a razão do assalto na casa da prefeita (a casa oficial de Timon, pois mora em Teresina e tem casa na cidade natal Parnaíba). Listaram-se outros...

A prefeita Socorro Waquim é que está com o microfone!



Timon já teve no Rego (Domingos Rego).
Timon já teve um Napoleão (Guimarães)
Timon foi governado por Leitoa (Chico)
Timon foi governado por Deus (Sebastião)
Timon já teve Socorro (Waquim, a atual)... falta o quê?
Jesus Cristo! Blasfêmia...

A terceira cidade do Maranhão poderia ter um desvio na BR 135 - eu projetei e sugeri quando Deputado Estadual em 1986 - retirando,  como aconteceu à época com Caxias, o fluxo de veículos por dentro da cidade.

Poderia ter uma Rodoviária decente, o local atual não serve nem para chiqueiro.. Um aeroporto para aviões regionais... uma avenida beira rio de uma ponte à outra, pegando toda a cidade velha... poderia aproveitar a BR 135 para uma ciclovia/motovia... isentar e estimular o plantio de árvores.... disciplinar o tráfego e trânsito... reprimir os crimes ambientais .... fiscalizar as novas obras/construções .... fazer valer a vigilância sanitária quanto aos restaurantes, bares, lanches, farmácias...

Tem tanta coisa para fazer... e o Waquim fica dormindo no plenário da Câmara...

Imagine se eu não fosse amigo da familia, colega do Jerinaldo, do Zequinha, do Nicolau, da Idalete.... aí eu estaria chamando a Socorro de .... e o Sétimo de ....

Timon pede e espera socorro, de fato!

Nenhum comentário: