domingo, 20 de novembro de 2011

EXERCITO BRASILEIRO PODE?




Estamos no planeta Terra, América do Sul, Brasil, Maranhão, São Luís, Bairro Quintas do Calhau, ano de 2011, mês de novembro, dia 20, hora mais ou menos 9:30 AM (nove e trinta da manhã).Domingo.

Situou-se?

Clima bom, sol não muito ardente, na minha Rua lateral, a Rua Duque Bacelar, barulho. Subo no mirante que dá para a Rua e vejo um caminhão do Exército Brasileiro, caracterizado,com motorista devidamente uniformizado, sem o gorro(ou boné?ou quepe?) com uniforme camuflado. Pensei que estavam perdidos, talvez procurassem a Força Nacional que fica hospedada no IBAMA, um pouco mais acima. Mas, não.


Começam, um bando de meninos, jovens com cara de meninos em torno dos seus 17 a 20 anos, salvo melhor juízo, a descarregar o caminhão. Duas caixas de frango, panela, caixa de som, barraca, dois isopor fechados, 1 aberto sem nada, cadeiras e mesas. Quase todos com uma blusa NPOR que não sei o que se significa, os demais estavam de dorso nú, só com bermuda/calção.

O caminhão saí, vai buscar mais cadeiras e mesas. Placa? Não tem, tem uma inscrição EB 08238 ou algo parecido... ah, estavam descarregando na Associação do "Ministério Público" do Estado do Maranhão.

E nós com isso?

Primeiro - leia algumas das postagens aqui - a tal associação é uma entidade como outra qualquer, como a associação dos apenados de pedrinha ou dos carroceiros da área itaqui bacanga, ambas não tem um palmo de terra para usar, conforme afirma, por escrito, o Conselho Nacional do Ministério Público. É que alguns membros, IRRESPONSÁVEIS, e para tirar proveito dos medrosos, incautos e criminosos, bem como politicos e governos, colocou o nome de Associação do Ministério quando, se responsabilidade tivesse e o Ministério Público do Maranhão tivesse autoridade, deveria se chamar associação dos membros do ministério... 

Continuando: o Exército Brasileiro no Maranhão, dia de domingo, está usando uma associação qualquer para fazer uma festa. Vai ter bebida também? Os isopores são de bebidas?

O carro, caminhão, está sendo pago pelos contribuintes, a gasolina, o óleo, o salário do soldado que veio com uniforme camuflado também.
Sabe o Comandante do 24 BC no Maranhão ou da 27 CR que a tal associação usa de seu disfarce e com a conivência de prefeitos de São Luís corruptos, medrosos, irresponsáveis e incompetentes para usufruir de terra pública (praça/área comunitária) de 11 mil metros quadrados, cedida indevidamente para a tal? Que a tal não paga IPTU enquanto todos pagam? Que o Prefeito Castelo foi avisado, por escrito, em março deste ano de 2011 e até agora nenhuma providência tomou?

O registro está feito, quem quiser que mande para o Ministro do Exercito ou publique em edições nacionais. Fiz a minha parte, espero que não cometam crime ambiental (como sempre acontece na tal associação) com barulho excessivo, não tenha morte e que os "soldados" (??) quando sairem, não atropelem ou matem os pedestres.

É lamentável sob todos os aspectos, ainda que venha uma justificativa, por que não usaram a área que o Exército tem na Avenida Litorânea? Está grilada? Foi vendida? Está alugada? Algum oficial está usando?


Cumpro com meu dever de cidadão, protesto, posto isso às 10 horas da manhã,  ainda que ninguém me ouça... algum dia..... os ares dos árabes chega a nós .....

Um comentário:

Reinaldo Lima disse...

Bom dia Senhor Emanoel Viana, achei interessante a sua matéria e acreditei em seus escritos. Parabens pela forma como registra os fatos e, fica bem facil deee ser entendido! Lamento que poucos observem e tenham a capacidade de pelo menos registrar o seu protesto!. Obrigado pelo seu espaço. Abraços. Reinaldo Cantanhêde Lima