segunda-feira, 5 de setembro de 2011

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO MARANHÃO

















Hoje, dia 05 de setembro de 2002, segunda feira, dia da raça, por volta das 16 horas, no chamado Sítio do Rangedor, estive no prédio novo da Assembléia Legislativa do Estado do Maranhão. Saudades.

Explico, estive uma vez no prédio, este ano, mais ou menos em maio, para deixar uns documentos com a filha do prefeito Castelo, a deputada estadual pelo PSDB, Gardênia Castelo. Entrei mas não senti o clima, deixei os documentos que até agora não foram sequer levados em consideração pela Prefeitura. Se não querem, há de haver quem queira.

Hoje, não, foi diferente, entrei no Plenário, senti o clima, falei com os colegas deputados, tomei café com leite e água. Fui paparicado. Há que se explicar, também. Fui Deputado Estadual Constituinte de 1986 a 1991, dos 42  Constituintes já morreram uns oito: Raimundo Leal, Ivar Saldanha, Galeno Brandes, Léo Franklin, Kleber Carvalho Branco, Bete Lago, José Elouf, Carlos Melo e tenho ido muito pouco à Assembléia.

A última vez que lá estive, no prédio antigo, da Rua do Egito, o cidadão Pavão Filho, que se dizia deputado, não deixou eu sentar na cadeira do deputado, nem na mesa diretora para tratar de assunto profissional com ele, na condição de substituto do Deputado João Evangelista. Graças a Deus o filho... não foi eleito e, se depender de mim, nunca mais. Na ocasião, o deputado Ricardo Murad amenizou dizendo que ele não se lembrava que eu tinha sido deputado.

É que ex parlamentares podem se sentar na cadeira dos parlamentares na casa em que foram eleitos, o ex senador, no Senado; o ex deputado federal, na Câmara; o ex deputado estadual, na Assembléia; o ex vereador, na Câmara; É REGIMENTAL, é praxe, é consideração, é educação... coisa que alguns filhos da puta, complexados, não obedecem ou não querem reconhecer...

Hoje não, sentei na poltrona do deputado César Pires, bati papo com o Pastor e Deputado Edvaldo Holanda, com o Delegado e Deputado Raimundo Cutrim, abracei o boa praça do Afonso Manuel, falei com o  Deputado Max Caldas, com o Deputado Edilásio, com o Deputado Neto Evangelista, fui nominado pela Mesa e ainda sentei na Mesa para conversar com o Presidente Arnaldo Melo. O Deputado Jota Pinto, na Tribuna, fez a referência a ex Deputado Emanoel Viana, o homem que não engana!


Deputado Estadual Arnaldo Melo
Faz bem ao velho, magoado com tanta ingratidão e falta de reconhecimento por parte dos mais novos. Nunca recebemos nenhuma medalha Manuel Bequimão ou sei lá como se chama a Comenda ou Medalha. Nenhum dos Deputados Constituintes foram homenageados pelo 20 anos de Constituição. 

Também, nunca recebi - e nem vou receber - um título de cidadão maranhense, pois apesar de termos nascido em Flores, eu e o Chico Viana, somos registrados no Piauí, somos piauienses oficiais.

Mas, tudo bem, agradeço a todos que me receberam, os amigos da sempre da Taquigrafia e os demais funcionários, nas pessoas do Dr. Bráulio Martins e o Dr. Luiz Gonzaga.

Abraços, espero que, se a saúde permitir e o dinheiro aparecer, voltar à Assembléia como Deputado.


Obrigado!

Nenhum comentário: