sábado, 4 de junho de 2011

GOVERNO CHIFRIM

Qualquer atividade se mede pelos seus dirigentes, pela competência, pelo honorabilidade, pelo conceito social, pelas potencialidades humanas e preparação educacional.  Ninguém imagina que um Banco Central de um País qualquer seja dirigido por um contínuo. 

Falando nisso, o Afonso Pantoja, quando o conheci, era um tipo contínuo do Banco do Brasil e chegou a ser Presidente do BNB, mas ele subiu, fez curso de economia, foi professor e teve ter ascendido nas carreiras do BB.

Um governo de qualquer Estado da Federação Brasileira se preocupa com o chamado tripé básico: segurança, educação e saúde, aí vem depois a chamada renda e emprego e etc... Sempre se costuma utilizar a chamada mão de obra local, pessoas que nasceram no mesmo Estado pois elas, se presume, se preocupam com os destinos de seus familiares, seus conhecidos, parentes e aderentes, ao passo que gente de fora não tem nenhum compromisso com o Estado, salvo raras exceções.

Quando se avalia um Estado, ao ver seus dirigentes, a gente imagina logo o seu destino, o mesmo se dá com os Municípios. Prefeitos eleitos que não são da terra, normalmente se mostram péssimos administradores. São os chamados paraquedistas, expressão que se usa, também em relação aos parlamentares que não são nascidos pelo local que representam.

Bairrismo, burrice, reserva de mercado, não tem nada uma coisa com a outra... sei lá, o certo é que me revolta ver o meu Estado do Maranhão cheio de "turista", impostos por um dirigente que se mostra incompetente, com visão bitolada, enfim, dirigentes que a gente já conheça e sabe que nunca e nem farão nada pelo povo. Imagine agora com o PT e o Vice que, também, todo mundo sabe de suas operações etc...

A Roseana e o Washington, PMDB e PT, resolveram - o PT tem vez ou voz? - trazer para o Maranhão um bocado de gente que a gente não conhece. Pode ser que até entendam de alguma coisa. Para a Secretaria de Educação a antiga secretária, a Olga Simões. No site do governo diz que se chama Olga Maria Lenza Simão, nascida no Goiás.

Se diz Administradora mas não há a indicação do número do seu CRA, não diz quem são seus pais, estado civil, idade, nada. Nunca foi professora na vida e nunca dirigiu uma Escola. Igual a Dilma, nunca foi eleita para nada, salvo para Presidente da República.

Para o planejamento, oficialmente, trouxeram um candango, Fábio Gondim Pereira da Costa, 13 de março de 1968.
Não tem qualificações, formado em quê, filho de quem, estado civil, etc... só o vejo de mangas de camisas, tipo play boy nas colunas sociais. E, agora, sendo chamado pelo Manuel Galinha, digo, Deputado Manuel Ribeiro, de especialista em "atos secretos". Nunca dirigiu nada na vida, salvo automóvel, agora tem planejamento, orçamento, gestão, administração e previdência. Eita Maranhão, não há profissionais capacitados para estas áreas....podiam ter deixado o Jorginho.

Para a Fazenda, finanças do Estado, antigamente havia um Auditor ou alguém ligado ao Governo e às finanças. Palmério, Pedro Novaes, Azolini, dentro os que me lembro. Agora é um bahiano, 


Cláudio José Trinchão Santos, 23 de março de 1965,  engenheiro e aqui em São Luis, no Ceuma, fez Direito, já deve ser portador da OAB que não divulga. Também a gente não sabe da filiação, estado civil etc... Já temos três, vindos de fora.

Para Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, João Bernardo Bringel, amazonense, Administrador e teve cargos em Brasilia, como barnabé. Não sei se deu aulas na vida, se entende de ciências ou tecnologia, não há nenhuma indicação e nem o seu CRA.
Finalmente, para a Secretaria de Segurança, um agente da policia federal, o Aluizinho, digo, o Senhor Aluisio Guimarães Mendes Filho, nascido em 11 de novembro de 1961, mineiro, mas muito conhecido de nós pois era segurança do presidente Sarney. Já estava aqui, já sabia mexer com o guardião e já conhecia todos os meandros da segurança com o delegado Cutrim, também da Policia Federal. Por principios acho que determinadas profissões só podem ser dirigidas pelos seus pares, preferencialmente, de casa. Não há, dentro os 350 delegados de policia do Maranhão, nenhum capaz de dirigir o órgão? Tem que trazer de fora?
Para a EMAP - Porto do Itaqui, depois do Comandante Viégas, maranhense, engenheiro, aquilo virou esculhambação e moeda de troca. Até o administrador e formado em Direito João Castelo, hoje Prefeito de São Luís, já foi dirigente.

Trouxeram - foi indicado por alguém do PT/PMDB nacional ou para fiscalizar os gastos da ALCOA com o Porto - o cidadão chamado Luiz Carlos Fossati. Não se chama que instrumento toca, quais as qualificações, se responde processos etc...dizem ser engenheiro eletricista e ex funcionário da ALCOA. É só isso, como se fosse EMANOEL VIANA, sem o slogan "O homem que não engana!". Melhor dizendo, como Robert o Marinho e todos tivessem a obrigação de saber. No site do governo não tem nada, nem foto.
Taí uma furtada de algum lugar. É esse o cidadão da EMAP, ex diretor da ALCOA.

Revolta-me ter tanta gente com expressão, conhecimento, capacidade e serem relegadas pois não se submetem a ordens ilegais ou práticas diferentes do que recomenda o Serviço Publico. Trazer gente de fora é a mesma coisa que um Pai contratar uma empregada doméstica para fazer comida quando sua esposa é excelente cozinheira, bastava contratar um ajudante para lavar as louças.

Fere, entristece...

E não estou pedindo  e nem quero cargos.

Mas para dizer que nem tudo são espinhos - ou chifrim - temos pessoas qualificadas no Governo da Roseana e colocados nos cargos, mais ou menos. O Bulcão, na Cultura, poderia ser melhor, mas dentro de suas limitações, faz o que pode; o Luis Fernando, na Casa Civil, idem idem; o Sérgio Macedo, nas Comunicações; o Joaquim, nos Esportes; a Cabral no Cerimonial e o Chico Batista nas licitações.. tem mais?

Tem, uma burrice no Turismo e é maranhense. Outro dia falo nisso.

É o que penso, hoje, em junho de 2011.

Nenhum comentário: