segunda-feira, 25 de abril de 2011

RECADASTRAMENTO






Dra. Lúcia Fernanda e sua Mãe, Professora Maria Bastos, as "recadastradas"




                               Virou moda.

                              Quando um órgão é ineficiente, desorganizado, sem memória e quer aparecer, faz um tal de recadastramento. Assim é na Previdência Social com o recadastramento anual que faz com os velhinhos para ver se ainda estão vivos, pedem identidade, cepêef, comprovante de residência, grupo sanguíneo, tamanho do pênis ou vagina, declaração do imposto de renda e por aí vai.

                              A moda pega, o INSS também faz um tal de recadastramento, pede todos os documentos acima e ainda comprovante de conta bancária, cópia do cheque. É verdade, eu mesmo faço o tal de recadastramento. Ainda bem que os funcionários são honestos, caso contrário seria uma farra com os nossos dados... empréstimos, crimes, laranjal, empregos públicos etc...

                              Hoje, segunda feira, dia 25 de abril de 2011, minha mulher diz que quer carona até o INAMPS, Ministério da Saúde, sei lá o nome. Parece que é Núcleo de Representação Regional do Maranhão do Ministério da Saúde, nome pomposo. É um prédio no Parque do Bom Menino, que era do INSS e eu troquei com o Marival Lobão em tempos idos. Retifico: o INSS trocou com o INAMPS em tempos idos. É uma história para futuras postagens. Que nome!

                              Fomos cedo, ainda encontramos estacionamento na rua. Descemos, nos identificamos na Portaria e subimos ao terceiro andar. Na saída do elevador tem um cartaz, “pegar senha se for tratar de assuntos no departamento de pessoal (agora tem um outro apelido)”. Como não tinha ninguém, entramos. Gente sentada nas cadeiras, três pessoas, mais uma sendo atendida por uma única funcionária, uma senhora chamada Márcia, de cor morena.Como mulher tem seus atributos, mas como funcionária deixa a desejar, falta-lhe senso de camaradagem com os aposentados, não tem perfil de funcionária pública (deve estar ali enquanto passa em outro concurso) e mal educada. E, a mim, pareceu não muito inteligente.


                              Vamos lá. Não deu “bom dia” e nem respondeu ao “bom dia”; perguntou se havíamos pego a senha, explicamos que não pois não havia ninguém; acresceu que só com a senha o atendimento, mas fez a orientação. Mandou tirar cópia (Xerox) de todos os documentos, cepêefe, identidade, comprovante de residência, outros documentos e cópia da declaração do imposto de renda de 2011. Está aqui a falta de inteligência! Me irritei-me (fiquei com raiva duas vezes!), primeiro que havia um bruto cartaz dizendo “constitui crime de desacato ... aquele cartaz de desocupado e de marginal em ambientes desorganizados”, segundo que a declaração do imposto de renda é até o dia 29 de abril de 2011, estamos no dia 25 de abril de 2011, portanto se o recadastramento é hoje não há como se impor uma coisa que ainda não poderia estar feita.




                              Mesmo assim, lá vai eu, procurar uma máquina de xerox para copiar. Do Parque do Bom Menino fui parar na Rua do Passeio, procurando máquina de Xerox. O Ministério da Saúde ou a GEAP (Plano de Saúde do Servidor Público) não tem condições de colocar uma máquina à disposição dos funcionários? Não seria mais cômodo, mais decente, mais cidadão, a tiragem de cópias pelo próprio Ministério? E se o lascado do aposentado tiver vindo só com o dinheiro da passagem? Ou sozinho, com debilidade no andar? Ou só,quando deficiente de alguma coisa, tão comum ao aposentado?

                              Por que não vem a explicação completa, orientação toda, na própria convocação? Enumerar todos as cópias que seriam necessárias?Ou, finalmente, fazer uma coisa inteligente: mandar para o aposentado todos os documentos só para que ele comprove, ou seja, o cadastro do ano anterior para que o aposentado diga se houve alguma mudança, e só?

                              Ou ainda.... fazer pela internet, a gente entra na página da GEAP/Ministério da Saúde e faz a porra do recastramento? O plano GEAP não vale nada, é uma merda,  no Maranhão, mais ou menos no Piauí e dizem que funciona no Sul do País.




                              Pois bem, resolvi fazer uma reclamação ao responsável pelo Núcleo. Subi ao sexta andar e, sem nenhuma burocracia, fui muito bem atendido pela Representante do Ministério.Simpática, atenciosa, diligente e inteligente, me ouviu, concordou com muita coisa, discordou de outras e desci, aliviado.

                             
                         No terceiro andar, minha mulher ainda esperava vez de concluir os serviços, agora tinha duas funcionárias e um monte de aposentados, muitos em pé pois o número de cadeiras era insuficiente. Fui lá perguntar o nome da atendente e disse meu nome. Desci, paguei o guardador/flanelinha e minha mulher foi para a GEAP levar os documentos do recadastramento. Pode?

                              Para quem não entendeu.

                              




                     O funcionário aposentado do serviço público federal, leia-se ministério da saúde é obrigado a sair de casa, se locomover até o centro da cidade de São Luís, independente onde more no Maranhão, fazer o seu recadastramento e depois do crivo do tal ministério, levar a documentação ao bairro do São Francisco/Renascença para entregar e aí para a ter raiva do não atendimento dos hospitais pela GEAP que pediu o recadastramento. Entendeu?

                              É uma vergonha, diria Boris. É uma pôrra, diz Toninho Dino. É uma merda, digo eu.

                              Deviam, Dona Márcia e todos os funcionários públicos, ler, entender, seguir, divulgar, colocar nas paredes, o que determina o Decreto 1.171, de 22 de junho de 1994 (Código de Ética do Servidor Público).

                              Colocar no lugar do infecto desacato: Inciso IX – a a cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao serviço público caracterizam o esforço pela disciplina. Tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral”.

                              Ou o Inciso X – Deixar o servidor público qualquer pessoa à espera de solução que compete ao setor em que exerça suas funções, permitindo a formação de longas filas ou qualquer outra espécie de atraso na prestação do serviço, não caracteriza apenas atitude contra a ética ou ato de desumanidade, mas principalmente grave dano moral aos usuários dos serviços públicos.

                              Ou ainda, o artigo 116 da Lei 8112/90, SÃO DEVERES DO SERVIDOR, inciso V –atender com presteza, letra a: ao público em geral, prestando as informações requeridas, ressalvadas as protegidas por sigilo; inciso IX – manter conduta compatível com a moralidade administrativa e inciso  XI – tratar com urbanidade as pessoas.

                              Fim da história, o recadastramento só vale até o dia 30 de agosto de 2011. Em setembro, tem novamente. Estamos no Brasil, no Estado do Maranhão, o governo é dirigida por uma Economista chamada Dilma Roussef (do PT) e o Ministério da Saúde pelo médico Alexandre Padilha (do PT), e a GEAP/MARANHÃO é dirigida pela Assistente Social Maria da Graça Fontoura (qual o partido?).

                              Haja Deus...
                             
                                       

Nenhum comentário: