domingo, 6 de março de 2011

SANTO É QUE VIVE DE PROMESSAS?

Santos católicos, beatas e eleitor.

                                    Eleitor principalmente. Nos últimos anos a gente tem visto os chamados marqueteiros e agências de publicidade ganharem eleições só com filmetes, maquetes, promessas eleitorais.

                                    A Conceição Andrade prometeu uma fábrica de óculos de graça para todo mundo, uma Cia de Transportes Oficial com passagem de graça; Jackson veio com a recuperação da Fábrica Cãlhamo, construção de hospitais/socorrinhos, o Tadeu continou com os Socorrinhos e o Castelo bateu recorde. Prometeu colocar estacionamento subterrâneo na Praça João Lisboa, na Praça Deodoro, expandir a Litorânea até onde mora, construir quatro viadutos, ponte, retornar o Bom Preço.

                                    Todos ganharam eleições. O eleitor acreditou.

                                    Acreditou na candidata ao Governo do Estado, a atual, Roseana Sarney. Prometeu fazer 60/72 hospitais, ponte nova, vias expressas, melhor governo da vida, retorno de gerencias, segurança, escolas. Ganhou também.

                                    Que o povo é burro, imbecil, idiota, enfim todos os péssimos qualificativos, a gente sabe. Mas, há atenuante, o povo não tem educação, não é instruído, não tem acesso a livros, a escolas, a cursos, a especialização, a computadores, a Internet .... ah... Castelo prometeu Internet sem fio para a população, de graça....enfim, é alguém faminto que a gente oferece pedaços de comida do lixo e eles comem. E agradecem.

                                    E se esquecem ou não se lembram. Passadas as eleições, tudo volta ao normal, só reclamam dos buracos, dos assaltos e da falta de assistência médica. Renda e emprego, educação, meio ambiente, infra estrutura, promessas, tudo vai para o espaço...

                                    Dito isso, vamos ao sério.


                                    Curtindo o carnaval em casa, com saúde, como sempre, abalada, tenho que preencher o tempo ou me lembrando dos bons tempos ou tentando conseguir um bom tempo. Internet me acompanha, nos ORKUTs, no FACE e no BLOG, além dos livros, televisão, filmes e rádio AM (está uma merda, o prefixo, a sigla diz AGORA MERDA).

                                    Pois bem, relendo o livro do Eliézer Moreira Filho, escritor dos livros Histórias que os Jornais não contaram (volume I e II) encontrei uma raridade no volume 2. É um plano de expansão da Cidade de São Luis, no ano de 1958. Repito: ano 1958, pelo engenheiro Ruy Ribeiro Mesquita, Diretor Geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Maranhão (está escrito Rolagem), nas folhas 249 a 258.

                                    Dizia o Engenheiro: O plano de expansão tem vários itens, vejamos o 4- Avenida Presidente Dutra, partido da Avenida do Contorno à altura da Fábrica Santa Isabel, atravessando o Cavaco e encontrando-se com a Avenida Getúlio Vargas à altura do 24 BC. Foi feita em 1968 pelo Sarney,batizada de Avenida Kennedy.

                                    Item 5, Avenida seguindo o atual leito da estrada de ferro, vai da Avenida Contorno até o Tirirical, correndo, mais ou menos, pararela à anterior. Refere-se ao item 4, atual avenida de entrada e saída da cidade, parte da avenida controno, no conhecido Largo de Santa Isabel e vai até o Tirirical. O trecho Areal-Tirirical está sendo construído pelo DER-MA.

                                    Em 1958! O Sarney encampou todas as idéias e prometeu realiza-las no chamado governo NOVO MARANHÂO em 1965/1966. Saiu, deixou o Doutor Antonio Dino e até hoje a Estrada da Vitória/Avenida Luis Rocha até o Tirirical não foi feita. Só passaram 53 anos!

                                    Tem mais, compre os livros, deve ter na Academia Maranhense de Letras ou com o Autor, Deputado Eliézer. Item 14, Avenida Litorânea, forte da Ponta da Areia, limite com o Município São José de Ribamar. Seria da Ponta da Areia até a descida no Araçaji, hoje. Projetada em 1958. Ninguém fez, Castelo promete completar do Calhau até o Olho Dágua, fica faltando um bocado até o Araçaji, 53 anos depois. Será que agora vai?

                                    Há uma projeção na área compreendia entre o Rio Anil e o Mar, deve ser hoje os bairros da Camboa, Fé em Deus, Alemanha... não consigo me situar. Projeta-se a Praça dos Três Poderes (antes de Brasília, veja bem), ou Praça da Administração. Projeta-se três Edifícios com 10 andares cada um, para o Executivo, Legislativo e Judiciário.

                                    Em 1958.

                                    Sarney encampou tudo em 1966.

                                    Eliézer, deixou o Rio, a boa vida, veio fazer parte da Equipe do Maranhão Novo para ajudar o Sarney a fazer as promessas. Não fizeram. Mas vale a pena ler e ver a intenção de jovens para o Maranhão e para São Luís.

                                    Talvez aqui resida minha simpatia pelo poeta Zé Sarney. Teve visão, encampou Planos, prometeu, embora não tenha feito.... Ou foi minha amizade com o Bandeira Tribuzzi, de poeta para poeta ou de aluno para professor?

                                    O certo é que, nem só os Santos vivem de promessas!

                                    Leia os livros, vale a pena!

                                     

Nenhum comentário: