quinta-feira, 24 de março de 2011

IDÉIAS DE JERICO?


                                   O mundo está violento e se evolui, na sociedade, para um chamado mundo coletivo embora se viva cada vez mais individualmente. É confuso, mas você pode se aprofundar no assunto,lendo, neste blog, o assunto ILHAS.

                                   Dito isso, os governos resolvem interferir no dia-a-dia do cidadão com normas mais esdrúxulas como a proibição de armas, de vidros pretos nos carros, de compra de remédios .... e tantas outras aberrações.

                                   Diante do fato, eis-me com idéias similares. O carro de aluguel, bancado com a anistia/renúncia de tributos em torno de 40% (quarenta por cento) do valor do veículo. Fora outros privilégios, como faixas, estacionamentos, combustível etc... Aqui, no Maranhão, mais especificamente em São Luís, na época do engenheiro Pádua Nazareno, resolveram tirar a obrigatoriedade da cor amarela, passando a branco.

                                   Talvez, naquela ocasião, tivesse fundamento. Os carros eram caros, havia pouca produção, havia poucas montadoras. Hoje, a situação é diferente, há carros sobrando, montadoras se atropelando. Não há mais motivos para não se cobrar a cor padrão, universal, a amarela para os táxis.

                                   Justifica-se: uma cidade que pretende ser universal, turística, tem que haver padronização mundial; os assaltantes estão utilizando taxi pirata para tudo, venda de droga, transporte clandestino, roubos, seqüestros, enfim, todo tipo de crime que seria evitado – pelo menos diminuído – com o táxi amarelo.

                                   O táxi amarelo ou só a cor do carro amarela, chamaria a atenção em qualquer lugar, coisa que não acontece com os carros brancos, o marginal tira a faixa, tira os adesivos, letreiros, luminosos e vira o carro particular. Na invasão, no bairro periférico, o carro branco não chama qualquer atenção.

                                   Primeira idéia de jerico: baixar portaria pela SMTT, de acordo com a Polícia Militar e Detran, determinando que a partir de 60 (sessenta dias), todos os táxis no Maranhão, tem que ser obrigatoriamente amarelos, com luminosos fixos (aparafusados), com faixas/adesivos laterais e devidamente cadastrados. Manter contacto com as montadores brasileiras e revendedoras aqui no Maranhão para que procedam a fabricação de veículos cor amarela em quantidade suficiente para abastecer o mercado brasileiro ou somente o Maranhense. A idéia de jerico podia ser aproveitada pelo Ministério da Justiça do Governo Brasileiro, pois pode ser aplicada em todo o território nacional, mormente agora com a COPA DO MUNDO, OLIMPÍADAS...

                                   Fiscalizar todos os veículos amarelos – que não estejam caracterizados como táxi – pois devem ser de marginais, criminosos. Se possível, proibir a venda a particulares que não sejam taxistas.


                                   Viu? Fácil!

                                   Essa é a primeira idéia, amanhã falo sobre motos. Outra idéia de jerico?

                                    Ia esquecendo... aproveita já que vamos recadastrar todos  os taxistas, para educá-los: dizer que devem andar devagar, ter troco, usar máquina de cartão de crédito, andar limpo, tomar banho antes de trabalhar, não trabalhar quando doente/gripado/virosado, andar com o luminoso aceso quando vazio, andar com o luminoso apagado quando cheio, andar com luz de cidade na cidade, não mijar na rua, não parar para mijar detrás dos táxi, não ajudar os criminosos, denunciar quando ouvir conversas duvidosas, devolver os pertences deixados no veículo, não assaltar, não roubar, não adulterar os taxímetros, não mudar de rota, conhecer a cidade....

Nenhum comentário: