segunda-feira, 21 de março de 2011

ENGENHARIA NÃO TEM ÉTICA?

                                 Creio que não!

Prédio em algum lugar no Mundo. Por que não copiar o estilo?

                              Antigamente se dizia que Engenheiro era um pedreiro que cansou de ser mestre de obras e estudou; que o Arquiteto era o mestre de obras que não tinha a coragem (ou masculinidade) suficiente para ser Engenheiro. Depois vieram os desenhistas (design), figurinista e outras profissões similares que mexem com figuras, desenhos, construções, ambientes...

                              Tenho grandes amigos Engenheiros, como o Paulo Feitosa Lima, o Antonio Carlos Gomes de Souza, o Érico Junqueira Ayres, além de conhecidos e familiares como o George Fernando Rodrigues, o Dirceu de Castro Viana Pinheiro, o Francisco Leda e até mulheres como a filha de uma colega de previdência, a Odinéa, atual presidente do Sindicato dos Engenheiros, mas tenho minhas ressalvas.

                              A gente anda pelas ruas, alagadas sem escoamento, com as galerias subdimensionadas; as cabeças das pontes sempre ficam em desníveis, como a do Jaracaty, da avenida dos africanos, do são Francisco; o asfalto colocado na cidade é de péssima qualidade; as construções em área de preservação ambiental ou sem respeitar a legislação ambiental; construções que perturbam a vizinhança sem o devido estudo de vizinhança do Estatuto da Cidade; relatórios de impacto ambientais forjados; desvios de recursos públicos com reformas fantasmas ou superfaturadas... enfim, todos esses itens tem a assinatura ou a responsabilidade técnica de um Engenheiro/Arquiteto, portanto são co-autores dos crimes descritos.

                              Há irresponsáveis em todos os lugares, mas aqui, a gente encontra demais. Tem profissional que desempenha cargo ou função pública e usa da influência para comprar/grilar/usar/vender/conseguir/ enfim ... para aumentar seus rendimentos. Dizem que em São Luís há um ladrão em função de Secretário Municipal que assina a liberação de empreendimentos feitos por ele mesmo, ou seja, ganha para fazer empreendimentos vagabundos e ganha como secretário autorizando as obras. Todos sabem disso, menos os órgãos de proteção dessas profissões.

                              Não há um Conselho Superior de Engenharia, acima dos Conselhos, Sindicatos, etc... Regionais da área de engenharia, arquitetura?

                              Só se sabe que existe Engenheiro quando cai uma obra. Quando um edifício vem abaixo, aí se sabe do Sergio Naya, fora isso, as construções avançam sem que a gente saiba quem é o Engenheiro responsável, quem é o Arquiteto, algumas vezes ainda há uma placa dizendo o nome da empresa, sem maiores informações.

                              Obras sem placas, existem? Ande pela cidade, em todo lugar tem construção e a gente não vê placa nenhuma. “Esse é mais um empreedimento financiado pela Caixa”... mas a gente não vê: “obra de responsabilidade do Engenheiro tal, Arquiteto tal...

                              Prédios feios, descoloridos, sem forma, construídos em áreas sem áreas, sem estacionamento, sem área de lazer... Reformas fantasmas, estradas inexistentes, enfim tudo depende do Engenheiro, do Arquiteto, por que não são honestos, por que não resistem à corrupção, por que não denunciam?
A primeira mulher da esquerda para direita é Dra. Odinéa Ribeiro 

                              Engenharia não tem ética?




2 comentários:

claudia viana disse...

Vc ja observou que esses profissionais que vc citou,não são muito amantes da natureza??Ja me perguntei muito,diante desses transtornos climáticos,calor intenso,sol,pq os arquitetos,designers,projetam sem colocar árvores?Só se preocupam com estética,em mostrar a fachada?Em predios comerciais,seria bom para os clientes chegarem e estacionar seus carros na sombra!Olhamos por aí prédios de pequeno,médio e grande porte,que a frente é sol torrando!
Acho que ta na hora de rever esses conceitos!!

obrigada.

Emanoel Viana disse...

De fato, minha prima/sobrinha, acontece que não há uma consciência social, os construtores, empresários do ramo, engenheiros, arquitetos, só pensam em ganhar dinheiro imediato.. . aí acontece as catastrofes, o aquecimento global, a variação do clima. Aqui mesmo em São Luís, a gente sente o clima diferente de 30 anos atrás, não há mais rios, não há mais verde, o mar avança Ilha a dentro e os imbecis continuam fazendo "obras"... (até que coincide, obra..). Um abraço, te olho no Face, sempre... beijos (com licença do Gargamel)...Ah... seja minha seguidora aqui no BLOG