terça-feira, 28 de dezembro de 2010

A BOLA DA VEZ


                        
                              Em bilhar, com 7 bolas, ou simplesmente sinuca, a gente canta a bola que vai ser colocada na caçapa. Existe 7 bolas, começando com branca, amarela, verde, azul, vermelha, rosa, preta... parece-me que é assim, há tanto tempo que não jogo. Pois bem, ultimamente com tantos colegas, conhecidos, amigos e familiares morrendo, sinto-me a bola da vez. Espero que a morte não me cante.

                              Enquanto isso, me pergunto: o que é morte?

                              Morte, temor, tremo, troem...
                              O dicionário diz que é a cessação definitiva da vida animal ou vegetal. Cessação definitiva de um ser humano. O homem não é animal?

                              Quando o médico vem a nós e diz: não tem mais jeito, o cérebro está morto. Ainda há vida? Já há mesmo morte? A morte pode ser à prestação?

                              O diabético que amputa uma perna, está morrendo?

                              Quem se acidenta e perde o baço? Um braço? Uma perna? Um olho? Já começou a morrer?

                              A visão fica turva, necessita de óculos; A audição fica fraca, necessita de aparelhos; a tesão se vai, necessita de viagra; o coração entope, necessita de stent; os cabelos necessitam de implante; a pele necessita de botox; os seios, nádegas, bíceps necessitam de silicone.. a gente está morrendo?
                              Pelo lado filosófico: quando a gente perde o ânimo, vive magoado, revoltado com os fatos sociais, inadaptado na sociedade que valoriza o ter e não o ser, ou ainda, não consegue viver ou ver o sucesso na corrupção, a gente está morrendo? Deve morrer?

                              Ou pelo lado prático, os marginais que praticam delitos, crimes, já estão morrendo socialmente e deveriam ser logo eliminados da vida?

                              O que é vida?
                              Vida, diva, davi....
                              O dicionário diz que é característica própria aos seres vivos que possuem estruturas complexas, capazes de resistir a diversas modificações, aptos a renovar, por assimilação, seus elementos constitutivos, a crescer e a se reproduzir; período compreendido entre o nascimento e a morte... complexo, difícil de entender.

                              Vida é característica dos seres vivos.... ora bolas, parece a mesma coisa se dizer que morte é característica de seres mortos. Aí iríamos para saber o que são seres.... pedaço de pedra que encolhe ou cresce, é ser vivo? Plantas são seres vivos? Animais e humanos são seres vivos? O vento que se move, é ser vivo? A luz que intensifica ou amortece, é ser vivo?

                              Entendamos que a vida seja somente como se conhece, depois do nascimento. Vamos esquecer o esperma, a concepção, a vida microscópica ou nanocóspica (por imitação). O que seria vida? O corpo sem doenças? Todos os elementos constitutivos de um organismo humano? Todos os dentes? Todos os cabelos e pelos? A pele sem rugas? Os olhos sem óculos? Ou seja, todos os elementos naturais, seria isso vida?

                              A alma, o íntimo, as sensações, a inteligência, o comportamento, as atitudes, seria complemento da vida? Ou pode existir vida sem nada disso? A  maldade, o comportamento com as taras sociais e defeitos sociais, egoísmo, vaidade, corrupção, imoralidade, tudo isso em um só corpo, haveria vida?

                              O corpo doente, com doenças curadas ou com próteses, orteses, vivendo, seria vida? Interessante: deveria haver próteses, orteses e transplantes sociais para corrigir as deformações de indivíduos doentes socialmente... não deveria?

                              São conjeturas, são pensamentos rápidos, sem profundidade, mas que devem ser analisados, pensados, ponderados. Quem puder e quiser, aumente-os.

                              Desse redemoinho, fica minha preocupação em poder estar sendo a bola da vez. Pode ser que bata na borda da caçapa...ou o taco espirre...
                             
                              

Nenhum comentário: