sexta-feira, 6 de novembro de 2009

CASA DE FERREIRO, ESPETO DE PAU



Quem sempre usou do jaquetão, nunca dispensou um paletó e gravata, sempre teve uma postura impecável, diplomática, legalista, até não acatar, imediatamente, a ordem do Supremo Tribunal Federal, o poeta José não deve gostar da falta do uso das vestes litúrgicas que o cargo exige. Falo da maneira de vestir da, atual, governadora do Estado do Maranhão, Senhora Roseana Sarney Murad.

A matéria, publicada no jornal A TARDE, do irmão do Artur, no dia 06 de novembro de 2009, sexta feira, edição 485, ano II, primeira página, mostra que a Governadora recebeu, no Palácio dos Leões, o prefeito do interior do Estado no dia de ontem, portanto no dia de expediente, em horário de trabalho, presume-se.

Na foto, a gente vê o cunhado Ricardo Murad, de mocassim preto, meias brancas, calça jeans e camisa de manga curta. Uma combinação deselegante, peonistica (de peão, palavra construída agora pelo autor). O Deputado Constituinte Estadual do Maranhão de 1989, também é oficialmente graduado em Direito e exerce o cargo de Secretário de Saúde do Maranhão.

A Governadora está com óculos escuros presos na blusa, tênis sem meias, calças moletons ou jeans, como se acabasse de fazer sua ginástica ou acabado de vir das compras da Magalhães de Almeida, do shoping dos camelôs.

Desculpe-me meu amigo Fernando pela crítica, é aquilo de jornalista, a gente informa, registra, sem intenções de ofender.

Repito: sou do tempo antigo, gosto da distância, gosto da forma de tratamento distante, salvo para os íntimos, gosto do uso da roupa de acordo com o ambiente. Pudibundo? Não, neste momento estou nu, pelado, sem roupas, sentado na poltrona de couro (sintético) de minha biblioteca. Normalmente, quando os empregados estão de folga, ando nu, pelado, como Adão. Noutros ambientes, ando de acordo com o ritual, hoje pela manhã tive audiência na Justiça Federal, de terno, camisa branca, sapatos, meias e cinto pretos, combinando, com óculos de grau, lentes progressivas, com o ar de Advogado, com a pose de Advogado,com o comportamento de Advogado, como manda o figurino.

Imagine, de repente, a autoridade resolve atender os Prefeitos de biquíni ou de top less, à beira da piscina? Ricardo de short, sunga de crochê tipo Gabeira, Roseana de biquíni fio dental atendendo os Prefeitos?

Fica o registro, talvez os novos tempos tenham trazido mudança, afinal o Presidente Lula é rei das gafes, da deselegância, da quebra de protocolo. Ontem mesmo, fiquei esperando um tapa nas costas da Rainha Elizabeth, pois não houve o beija mão, a curvatura real, quando do cumprimento formal, apenas um aperto de mão, como se fossem iguais. E são?

Nenhum comentário: