segunda-feira, 7 de setembro de 2009

VAI DÁ MERDA!









A notícia, aparentemente, é ótima. O Brasil vai se tornar um País produtor de petróleo, reconhecidamente pelo Mundo. O país já é um produtor de petróleo, o que falta é refinaria para que a gente não dependa dos demais países e possa abastecer o Mercado Interno e vender o excedente. E, também, fixar o preço interno dos devivados sem se preocupar com as flutuações dos dólares.

O que entendo de Economia aprendi com o Prof. Bandeira Tribuzzi e com o Prof. José Maria de Jesus e Silva, nos anos 70, quando o curso de graduação em Administração, de lá para cá, só alguns semininários e leitura na imprensa, portanto sou leigo, como sou leigo em Geofísica ou Geologia.

Diz o Google: "A Geologia envolve o estudo da Terra através de observações diretas de rochas que estão expostas na superfície ou de amostras retiradas de poços perfurados com esta finalidade e a conseqüente dedução de sua estrutura, composição e história geológica pela análise de tais observações. A Geofísica, por outro lado, envolve o estudo daquelas partes profundas da Terra que não podemos ver através de observações diretas, medindo suas propriedades físicas com instrumentos sofisticados e apropriados, geralmente colocados na superfície."

O Senhor Luis Inácio Lula da Silva, atual Presidente do Brasil, anunciou no ano passado, a candidata do PT à Presidencia da República e o maior poço de petróleo do mundo, a plataforma do Tupy, no interior de São Paulo; agora, solidifica a candidatura da Dilma Rousseff e diz que a Petrobrás vai explorar o chamado Pré-Sal.

Que é Pré-Sal?

A informação diz ser um lençol de petróleo, abaixo do nível do mar, mais ou menos 7 mil metros ou 7 quilômetros, abaixo da camada de sal de 2 mil metros ou 2 quilômetros, existente no mar brasileiro, de São Paulo ao Espírito Santo. Na verdade deveria ser pós sal, pois a perfuração é da superfície ao fundo do mar ou da terra.

Pois bem, depois de se descobrir alternativa para substituir o petróleo, alguns países passaram a investir no alcool, feito de várias formas. Aqui no Brasil o mais comum é o feito de cana-de-açucar, mais já existe o feito de mamona e de outros vegetais. Os carros estão ficando mais economicos, há outras formas de combustíveis como substituição do petróleo como a energia solar, a energia aerólica, a energia elétrica, o alcool, o etanol, enfm se sabe que não há mais petroleo no mundo, que polui e que o correto é tentar outras formas de energia.

Enquanto isso, a besteira continua.

No Maranhão, vindo de todas as partes do Brasil, os novos fazendeiros compram terra por preço de banana, desmatam o ambiente sem levar em consideração o meio ambiente, matam a fauna natural e destroem a flora nativa, com a aquiescência dos Governos Federal (IBAMA não existe), Estadual (Secretaria de Meio Ambiente é um anto de corrupção, o ex Secretário acusa o atual de ladrão e o atual acusa o ex de ladrão, não se sabendo quem é mais ou se é verdade) e os Municipais (nas cidades em que os novos fazendeiros se instalam não fazem nada, aliás devem fazer, recebem ofertas de doações para as campanhas políticas).

Grandes áreas de terras já foram devastadas, o clima mudou, a temperatura mudou e vai mudar muito mais. E ninguém diz nada.

O mesmo vai acontecer com o pré sal. Sempre se diz que no Brasil não tem maremotos, tsumis, terromoto, enchentes (agora já tem) e outros fenomenos da natureza. Aqui era Paraíso, só o Povo é que não prestava, não sabia reclamar, não protestava, era uma merda. É o que se dizia no Exterior, nas conversas com os colegas em outros Países, brincando e falando sério.

Agora o Brasil passa a ter enchentes em virtude de desvio de rios, instalação de portos em locais impróprios e sem planejamento, aterros de braços de rios e riachos, desmatamento da flora nativa, tudo isso contribui e contribuiu com as enchentes de Santa Catarina e do Maranhão.

O que já vai acontecer quando se começar a esvaziar os dutos naturais de petróleo abaixo da camada de sal? Abalos de terra, tremor, avanço de mar nas praias ou surgimento de grandes praias e secamento do mar? Não sei no que vai dar, não sou especialista no assunto, já disse, só sei uma coisa:

.... vai dá merda!

Nenhum comentário: