quinta-feira, 27 de agosto de 2009

OS JORNAIS DA UPAON-AÇU



As informações são imprecisas, a gente procura e não encontra o dado confiável e disponível que atesta quantos jornais diários há em cada cidade. O único dado confiável é o nosso, este, que vivenciamos.

Upaon Açu, na linguagem dos índios, tribo tupi-guarani, que habitavam esta região amazônica, mais especificamente no Maranhão, quer dizer Ilha Grande, que é o nosso caso, da cidade de São Luis, com os municípios vizinhos Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar. Os quatro municípios formam a grande ilha, ou seja, quando se fala em upaon Açu, fala-se dessas cidades. Não comete a redundância de falar na Ilha de Upaon Açu, certo?

Pois bem, tempos idos chamada de Atenas Brasileira, pela sua produção literária e pelos seus membros ilustres e intelectuais, a cidade de São Luis produz, hoje, diariamente cerca de 11 (onze) matutinos e 1 (um) vespertino que, geralmente, sai pela manhã, total diário 12 (doze) jornais. Que número azarado! De segunda a segunda, com algumas exceções e peculiaridades. Alguns jornais de menor porte, aqui no Maranhão chamados de nanicos, saem de terça a domingo. Os grandes jornais saem de domingo a domingo, só que na tarde de sábado a gente compra o jornal de domingo, ou seja, não tem jornal nenhum no dia de domingo com noticias recentes, frescas, são noticias de sexta e, ocasionalmente, de sábado.

Há jornais de todo o gosto, de toda cor, de todo tamanho e de quantidades de páginas que você desejar. Falemos do EXTRA, jornal diário que escrevo às quartas-feiras, precisamente, e que sou um dos Advogados responsáveis pela Empresa. Os jornalistas Nelson Nogueira e Walkir Marinho fizeram para cobrir apenas as noticias do município da Raposa, depois cresceu, hoje cobre toda a Ilha com sua linguagem direta, sem floreios, objetiva, independente (quando pode) e sem nenhuma tendência política. Dá para acessar no http://www.extrasemanal.com.br. Acesse, leia, comente e não esqueça de divulgar a minha coluna e o meu blog.

Vamos ao jornal do pensador Roberto Kenard, o verde Diário da Manhã, com tendências políticas determinadas. A coluna do Kenard é uma boa leitura, tem pensamentos claros e independentes. Há a indicação no jornal, só para mandar e-mail que é diário@jornaldiariodamanha.com.br. Infelizmente, o leitor não pode ler na internet. Publicou algumas de minhas produções/artigos/crônicas. Futuramente, talvez.

Há o Jornal do Udes Lemos Cruz e Djalma Rodrigues, irmãos de sangue e de coração. Jornal que fala de tudos e de todos. Publicou algumas de minhas produções/artigos/crônicas. Este está na rede, diz que integral, no site: http://www.atosefatos.jor.br e tem o e-mail para contacto que á atosefatos@elo.com.br.

Tem o Tribuna do Nordeste, nome pomposo para um jornal sem muitas páginas, é jornal de oposição ao Governo do Estado, mais especificamente, ao Grupo Sarney. O jornalista Gojoba, José Ribamar Gomes, juntamente com o xará Altere Bernardino, comandam o diário. Publicou algumas de minhas produções/artigos/crônicas. Tem e-mail que é tribunadonordeste@elo.com.br. Falta ir para a rede. Algum dia vai, todos irão.

Aí vamos para O DEBATE, dos amigos Jacir Moraes e Fátima Moraes. Quando juntos, estão separados, fundaram o jornal. Independente quando pode, teve um período de maior penetração, fui um dos seus diretores de redação em tempos idos, publicou muito de minhas produções/artigos/crônicas. Está na rede http://www.jornal.odebate.com.br , além do e-mail jornalodebate@jornalodebate.com.br e tem circulação diária, menos na segunda.

Separada, a Fátima Ribeiro (ex-Moraes), resolveu fundar o Correio de Noticias com o seu filho o Gildo Moraes. Difícil se encontrar, tem site http://www.correiodenoticias.com e tem e-mail redacao@correiodenoticias.com. Não publiquei nenhum artigo em suas páginas, até hoje.

Outro diário, originariamente voltado para a cidade de Paço do Lumiar, O QUARTO PODER, tem site, tem portal, tem tudo. Parece ser um bom jornal, tem um diretor interessado, o Udes Lemos Filho, filho do Udes Lemos (é lógico) dono do Jornal Atos e Fatos. Pode ser visto no http://www.oquartopoder.com e tem e-mail redacao@oquartopoder.com . É o único jornal que pode ser lido, integralmente,na Internet como se na banca. Acesse e veja.

Um encarte do Jornal Imparcial virou jornal AQUI, popular, barato, feito com noticias do jornal imparcial e mulheres apelativas, piadas de mal gosto, fatos passados mas que o povo compra por 25 centavos de real. Não está na internet, mas tem e-mail aqui.ma@diariosassociados.com.br. Não publica artigos de intelectuais ou similar.

Já o jornal O IMPARCIAL é um dos grandes de São Luis, e mais velho, embora não menos desacreditado. Antes era um jornal sério, honesto, independente, porém com a direção de algumas figuras não muito conhecidas e outras muitas conhecidas, passou a ser um jornal que acompanha um grupo político capitaneado pelo ex governador José Reinaldo mais o ex governador Jackson Lago e algumas outras figuras políticas. É oposição ao Grupo Sarney. Diário, pode ser comprado no sábado à tarde a edição de domingo, com fatos desatualizados. Está na rede http://www.oimparcial.com.br. Como é grande, tem vários e-mail. Leia e veja.

Um diário que era pequeno, ficou grande, agora tende a ficar menor, é o Jornal Pequeno, sempre foi oposição aos governos, a favor da população, até a morte do patriarca José Ribamar Bogéa, o Zé Pequeno ou o Zé das Paródias. Com o assunção do filho Lourival, o jornal vendeu a linha editorial para qualquer grupo que pague e que esteja contra, por enquanto, o Grupo Sarney. Está na rede, tem portal, tem tudo. Vá lá e confira no http://www.jornalpequeno.com.br e o e-mail direto da redação é redação@jornalpequeno.com.br . Publiquei alguns artigos, tem caráter, não engana, quando se vende, se vende. Mas, publica, às vezes, artigos contra a própria linha editorial.

Finalmente, o maior jornal da cidade, o Estado do Maranhão, jornal que tem a diagramação parecida com a Gazeta Mercantil de São Paulo. Jornal antigo, veio da transformação do Jornal de Bolso da rua de Santana. Fundado por José Sarney e meu amigo e professor José Pinheiro Gomes Tribuzzi, o poeta imortal Bandeira Tribuzzi. O poeta é autor do Hino da Cidade de São Luis, o Louvação a São Luis.

Pois bem, jornal com linha editorial igual ao do Imparcial, Pequeno e Tribuna, só que do lado do Grupo Sarney. Elogia todos os atos. Está na internet no http://oestadoma.com.br e tem vários e-mail para contacto. Vá lá e leia. Na época de Bandeira, nos anos 70, ainda escrevi no jornal. De lá para cá, só quando pago o anúncio de alguma missa ou edital. Dizem que é um bom jornal.

Por último (depois do finalmente dos jornais matutinos), temos o jornal vespertino que circula pela manhã, ou a tarde, ou não circula, do Jornalista Luis Cardoso. É o A TARDE, não está na rede, tem e-mail: jornalatarde@terra.com.br. Tem boas noticias e boa coluna que reproduz o blog do Cardoso. É uma boa leitura.

Todos os jornais custam 1 (um) real, excetuando-se o jornal AQUI que é 25 centavos de real, o jornal pequeno e o jornal o estado custam 1,50. Não vale, deviam custar R$ 1,00, mas com a briga, o povão compra para ler quem mente mais, quem elogia mais, quem traz mais escândalos, quem inventa mais. Cada um com sua verdade e a verdade anda longe dos dois.

É isso, na capital do maranhão tem leitura para todos os gostos, o ruim é meu jornaleiro que chega sempre atrasado e esquece do meu jornal EXTRA de quando em vez.

_____________________________________________________________________

Veja abaixo o endereço físico de cada um deles:

1.DIÁRIO DA MANHÃ

Rua do Alecrim, 337 – Centro

CEP 65.010.040

2.CORREIO DE NOTÍCIAS

Rua Inácio Xavier Carvalho, 730 – B – São Francisco

3.TRIBUNA DO NORDESTE

Rua de São Pantaleão, 1251 – Centro

4.JORNAL PEQUENO

Rua Afonso Pena, 171 – Centro

5.JORNAL EXTRA

Rua Henrique Leal, 295 – Centro

6.O QUARTO PODER

Parque Universitário, Travessa Sousândrade, 1

Tirirical – CEP 65.059.810

7.O IMPARCIAL

Rua Assis Chateaubriand, Renascença II

CEP 65.075.670

8.ATOS E FATOS

Avenida Guaxenduba, 285 – Centro

9. AQUI -MA

Rua Assis Chateaubriand, Renascença II

CEP 65.075.670

10.O DEBATE

Rua Inácio Xavier de Carvalho, 728

São Francisco – CEP 65.076.360

11. O ESTADO DO MARANHÃO

Avenida Ana Jansen, São Francisco

12. JORNAL A TARDE

Rua das Letras, 19 – COHAFUMA

CEP 65.074.780

Nenhum comentário: