sexta-feira, 18 de outubro de 2019

30 anos de Constituinte Maranhense

Foi no dia 17.10.2019, na Assembléia Legislativa do Maranhão, hoje sob a presidencia do jornalista Telino Neto.

Mandaram convite via whatsapp e muitos dos deputados ou familiares não compareceram pela falta de respeito, não custava nada ter mandado o convite oficial, via correios, com aviso de recepção.

Recebi o meu, mas fiquei com medo de a policia federal virar séria e ser preso na solenidade. Pedi para o meu Sobrinho Dr. Manoel Viana Neto, me representar.

Fiquei a olhar pela TV.

Banda da Policia MIlitar, desfilando mal e tocando mais mal ainda. Turma no terraço.

Depois, a jornalista Elda Borges, um pouco mais velha que 1989, tentava dar seguimento à solenidade, sozinha.

O cinegrafista uma besta, só fazia rodar a camera e não focalizado ou dava um zoom nos convidados.

Aí começa a solenidade. O presidente Telino Neto chama as autoridades, o Governador representado pelo filho de um deputado, o presidente do tribunal de justiça por um desembargador que tem uma cunhada como deputada, ai chama um deputado federal que é deputado constituinte maranhense, o presidente do ministério público e não chama a OAB, acho que em medo de se preso ou não conhece a Constituição Federal que diz que o Advogado é igual ao Ministério Publico. Chama o seu chefe do TCE, acho que não sabe que o TCE é orgão auxiliar e que devia ficar lá em baixo como ficou o Presidente da Academia Maranhense de Letras.

Aí chama um senador Costa Rodrigues, tres deputados federais e só sobem dois. E deixa um deputado federal constituinte federal no plenário, o Joaquim Haikel.

Começa um vídeo sobre a Constituição. Aí aparece um cidadão Clodomir que era secretário de minas e nunca participou da Constituinte. Um funcionário Braulio que era iniciante, ao invés do secretário geral da época, Sr. Verde.

Depois dos discursos, desce e passa os trabalhos para o filho de um deputado, hoje deputado também, o Cutrim.

O Cutrim chama o representante da Deputado Bete Lago e não retifica. Nem conhece a história maranhense.

Dos chamados, não vi Ricardo Murad, apesar de ter um sobrinho deputado,  nem o representante de Julio Monteles, do Irineu Galvão, do Pontes de Aguiar, apesar deste ter um filho deputado, quem mais não estavam? Ah... a Anselmo Ferreira, Daniel Silva, José Genesio, Petronio Gonçalves. acho que só. Estavam lá todos os outros, acho pois a tv assembleia fica escura de 5 em 5 minutos.

Carlos Guterres, Leo Franklin, Kleber Branco, Remi Trinta, Juscelino Resende, Raimundo Leal, Jose Bento Neves, Marconi Farias, Aristeu Barros, Bete Lago, Carlos Braide, Conceição Andrade, Cesar Bandeira, Eduardo Matias, Emanoel Viana, Francisco Camelo, Francisco Martins, Gastão Vieira, Inácio Pires, João Bosco, José Elouf, José Gerardo, Juarez Lima, Juarez Medeiros, Jose Gentil, Julio Monteles, Luis Coelho, Mario Carneiro, Pedro Vasconcelos, Raimundo Cabeludo, Jairzinho, Sarney Neto, Carlos Melo, Celso Coutinho e os que não participaram Benedito Terceiro e Clodomir Paz.

Na hora do hino, o senador se movimenta, tira o celular e filma, foda-se o hino.

Chamaram de 3 em 3 deputados e pouco fizeram pose para fotos.

Um deputado, filho do vendedor de sapatos, também deputado, responsável por fazer a revisão da Constituição Estadual, um tal de Eto Evangelista, estava lá, todo sorridente.

Teve mais alguma coisa?

Se teve, esqueci.

Abraços a todos, vejam o vídeo na tv assembleia que não serve para nada, pois a assembleia gasta uns tubos com a rede globo fazendo propaganda. Para que serve a tal tv assembléia?

Fica o registro.

Nenhum comentário: