sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

DO ORKUT AO FACEBOOK






O ano eu não me lembro, sei apenas que, de repente, estava inscrito em uma página, link mais tarde e rede social à posterior. Podia falar com as pessoas, olhar fotos, conversar mais intimamente, uma beleza. A desvantagem era que só se podia falar com os amigos virtuais. Parece, corrijam-me se erro.

Agora, há poucos anos, aparece um facebook, uma versão mais melhorada do orkut, com as mesmas funções, acrescidas de outras, como vídeos, mensagens instaneas só entre duas pessoas ou um grupo, ms com séria restrições em relação a nudez e outros aspectos sociais, uma verdadeira censura à liberdade de imprensa. Talvez por conta dos processos judiciais em que,  rede, concorre para o crime, apesar de não ter nada com isso, mas os magistrados .... magistrados ... deviam ter outro nome.

O interessante que acho, no facebook, é a data dos aniversários, gente com mais de 100 anos, ou com idade variada, com perfis diferentes, basta abrir com um e-mail diferente ou telefone. A exigência, não comprovada pela rede, pelo facebook, é que o usuário tenha mais de 18 anos.
O sistema de vídeo, transmitir, é interessante, deve ser explorado pelos usuários, talvez até comunicando irregularidades, crimes, ou mesmo fazendo convites para festas ou nús.

O que não é bom é a restrição de postar vídeos gravados, não deveria haver. A gente faz um vídeo, mas o facebook restringe o tamanho do vídeo ou a duração em minutos. Ruim, péssimo.

Tem a censura quando se usa determinados termos ou em relação a determinados orgãos ou autoridades.

Há ainda proibição de se mandar convites para pessoas desconhecidas. Ora, se a mulher é bonita, tem uma foto agradável, desejável, como não se convidar? O convite, a amizade, é o primeiro passo para um sexo gostoso.

E as paixões?

Quantas vezes me apaixonei pelas fotos, pelas postagens da Orkut?

E hoje, quantas vezes fiz o mesmo?

A grande vantagem do virtual é que a gente, não olhando, esquece, ou deixa de ter a paixão, a tesão. Uso a técnica de desfazer a amizade com mulheres muito desejáveis, aquelas que gostaria de levar para a cama, fazer sexo... assim, não posso ter contacto, ainda que virtual, nem corro o risco de mandar mensagens picantes. Aliás, hoje, o chamado judiciário leva em consideração as postagens para processos, quer criminais, quer cíveis indenizatórios, que é ruim.

Ruim, também, por outro lado, é  linha da vida. Se guarda tudo, tudo o que se diz e o que se disse. Quer de bom, quer de ruim. Um histórico da vida do Cidadão. Quando assume um cargo público, lá vem um qualquer e lembra postagens do ano de 1927.

Um conselho, delete todas as conversas. Tire um tempo e zere a Linha do Tempo ou da Vida que o facebook tem.

Eu gosto do facebook, acho que poderia ser melhor, mais ágil, ter mais postagens dos amigos, a gente poder priorizar uns 50, ao invés de 5/ 10 que hoje faz.

Enfim, me perdi no artigo.

Faça sua própria avaliação, se recorde do ORKUT e se lembre que, no futuro, o facebook será o orkut.

em 08.02.2019




Nenhum comentário: