quinta-feira, 23 de outubro de 2014

EMANOEL VIANA: SE....

EMANOEL VIANA: SE....: Fiquei imaginando as desculpas e mais desculpas sempre utilizando a palava SE, daí resolvi hipotetizar, há na área profissional, na área ...

SE....



Fiquei imaginando as desculpas e mais desculpas sempre utilizando a palava SE, daí resolvi hipotetizar, há na área profissional, na área familiar, na área social enfim em todas as áreas. A mulher não quer fazer sexo e alega:

...se eu não fosse tua Avó
...se eu não fosse tua Mãe
...se eu não fosse tua Tia
...se eu não fosse tua Irmã
...se eu não fosse tua Filha
...se eu não fosse tua Sobrinha
...se eu não fosse tu Prima
Se, sempre o se...
...se eu não trabalhasse contigo
...se eu não fosse tua colega
...se eu não fosse tua secretária
...se eu não fosse tua chefe
...se eu não fosse ministra
...se eu não fosse presidente
...se eu não fosse desembargadora
...se eu não fosse juíza
Se, sempre o se ...
...se eu não fosse evangélica
...se eu não fosse casada
...se eu não fosse solteira
...se eu não fosse virgem (ouvi, tempos idos)
...se não fosse pedofilia
...se meu filho não soubesse
...se minha mãe não soubesse
...se meu pai não soubesse
...se vovó não soubesse
...se meu irmão não soubesse
Se, sempre o se...
,..se tu não fosses rico
...se tu não fosses pobre
...se tu não fosses jovem
...se tu não fosses velho
...se tu tivesses o pênis menor
...se tu tivesses o pênis maior
...se tu tivesses o pênis mais fino
...se tu tivesses o pênis mais grosso
...se tu me chupasses
Se, sempre o se ...
... se eu não estivesse menstruada
... se eu não estivesse fazendo tratamento
... se eu não fosse feia
...se eu não fosse magra
... se eu não fosse gorda
... se meus seios fossem duros
... se eu gostasse de homem
... se eu gozasse
... se eu pelo menos bebesse
... se tivesse uma carreira
... se tiver uma pedra
... se tiver um fininho
Se, sempre o se ....
... se tu não fosses gordo
... se tu não fosses magro
... se tu não fosses negro
... se tu fosses mais negrinho
.... se fosse em um motel
... se não fosse no escritório
... se fosse só nós

Enfim, qual é o teu SE? Se tens se, me esqueces, não me procures, não te aproximes, não me queiras conhecer, não se deixes conhecer ...
Fiques com o SE 





sábado, 18 de outubro de 2014

EMANOEL VIANA: UM A .. MO ... R DE AMIGA... ou TRIBUTO A MOEMA A...

EMANOEL VIANA: UM A .. MO ... R DE AMIGA... ou TRIBUTO A MOEMA A...: Moema de Castro Alvim Conheci quando? Confesso, não me lembro, tenho fotos dos anos 70, acho que foi em reuniões de minha Mulher ...

UM A .. MO ... R DE AMIGA... ou TRIBUTO A MOEMA ALVIM



Moema de Castro Alvim


Conheci quando?

Confesso, não me lembro, tenho fotos dos anos 70, acho que foi em reuniões de minha Mulher nos Encontros Médicos ou Cursos de Extensão da Universidade, não consigo me situar.

Estou tentando ver se tenho mais fotos salvas dela com a gente, ainda que não juntos.

Inicialmente como Professora Moema, depois como Irmã de Aymoré e por último como a quem tinha como Marido o Franssoufer.

Durante estes anos todos, nunca tivemos qualquer intimidade física, sempre nos cumprimentamos normalmente, conversamos, rimos, trocamos idéias e piadas.

Sempre acompanhei, vi seu empenho em divulgar o Franssoufer, companheiro leal e fiel, razão de meu respeito, até no último dia de vida. Vi a dedicação como Irmã, vi a dedicação como Tia. Vi a sua excelente dedicação como Filha. Os 100 anos de sua Mãe foram históricos.

E nós comparecemos. Eu e Lúcia.

Olhei a sua trajetória, desde quando professora até como aposentada no seu SEBO, inicialmente na Rua do Egito, depois na Sete de Setembro. Nunca, aliás, fui,  ao Papiros, minto fui uma vez a visitar como proprietária do sebo, entrei, olhei e saí.

Mulher simpática, agradável aos olhos, com uns quadris que chamavam a atenção, inclusive a minha, por muitas vezes. Devia ter dito, mas pelo respeito e por não se interpretado de outra maneira, nunca disse. Digo agora.

Mas, o fundamental de tudo, foi a aproximação mental, a cumplicidade ideológica, a intimidade e convergência de pensamento. Mulher inteligente que chegou à Academia Pinheirense de Letras e que demonstrou, nos últimos anos, aqui, no face, a sua independencia, sua maneira de pensar, sua inteligência clara, lúcida e moderna, apesar dos seus mais de 50 anos e muitos meses de vida.

Todo dia ela posta o que havia de melhor no mundo das artes, da politica.

Dizia a nós o dia era dedicado a quem.

Dizia a nós que o dia seguinte era dedicado a quem.

Mostrou que uma Idosa podia usar, e usar bem, a chamada novas tecnologias, como o computador, o messenger, o facebook, dando um lição de vida e mostrando que quando se quer, se pode.

Foi-se, fisicamente.

Fica, no dia a dia, na mente, na memória, nas lembranças.

Este face, nunca mais será o mesmo sem Moema.

Onde quer que vá, tenho certeza que irá modificar o meio ambiente.

Abraços Moema. Abraços Francisco de Sousa Ferreira, abraços Aymoré.

Ficamos aqui, tristes e chocados.


sexta-feira, 17 de outubro de 2014

EMANOEL VIANA: NOMES DE MULHER EM MÚSICAS...

EMANOEL VIANA: NOMES DE MULHER EM MÚSICAS...: Passei uns dias tentando me lembrar quais as músicas que tinham no título, o nome de mulher.  E comecei a relacionar, sozinho. ...

NOMES DE MULHER EM MÚSICAS...


Passei uns dias tentando me lembrar quais as músicas que tinham no título, o nome de mulher. 

E comecei a relacionar, sozinho.

Hoje, pela manhã, no Escritório, esperando uma Santa - que não compareceu - pedi ajuda a minha Amiga, também Secretária Rosa Dias Feitosa. Arrolamos mais algumas.

De repente, me lembrei do google e coloquei a pergunta, o google me trouxe um site www.mundogump.com.br/top-200, que relaciona 200 músicas e, pasmem, com gravações feitas no ytube onde o cidadão se pode deleitar com o som. Gostei.

Para não perder a oportunidade, mostro o que consegui, antes da pesquisa.

Consegui me lembrar de CAROLINA, do Chico Buarque de Holanda; AMÉLIA, do Ataulfo Alves; MARINA e DORA, do Dorival Caymi; MARIA, do Ary Barroso; SEVERINA chic-chic, do Genival Lacerda; ANNA JÚLIA, dos Los Hermanos; ROSINHA e LADY LAURA, de Roberto Carlos; Comadre SEBASTIANA, no pisa da fulô, de João do Vale; LILIAN, de Nilton Cesar; SANDRA ROSA MADALENA, do Sidney Magal; MADALENA, de Elis Regina; MARIA BETHÃNIA, de Nelson Gonçalves.

MARIA MARIA, de Milton Nascimento; ROSA MORENA, de João Gilberto; RITA, de Chico Buarque; YOLANDA, do Chico Buarque; FLORENTINA, do Tiririca; IRACEMA, de Adoniran Barbosa; CONCEIÇÃO, de Cauby Peixoto; LEILA DINIZ, de Martinho da Vila; MARIA HELENA, de Nelson Gonçalves.

Na verdade, as músicas tem, algumas, autores diferentes dos citados, mas ficaram como se fossem dos cantores, daí ter relacionado assim.

Pois bem, para completar, chegando em casa e contando a novidade. Minha Filha, Maria Fernanda, chega para mim e diz: tem uma música com o nome de todas as mulheres. Quer ver?

E me mandou, via whatsapp, uma música com o título de TODAS ELAS NUM SÓ SER. A música relaciona um se número de mulheres que foram nome de música.

E eu querendo ser original!

Pergunto então, você que está me lendo - se tiver alguém - se lembra de música com nome de homem? Se se lembrar, relacione aqui, comente. 

Obrigado.

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

EMANOEL VIANA: SERIADO CHAVES ou AS MENSAGENS POLITICAMENTE INCOR...

EMANOEL VIANA: SERIADO CHAVES ou AS MENSAGENS POLITICAMENTE INCOR...: Há, na televisão aberta brasileira, um seriado chamado CHAVES, destinado ao público infantil e que faz sucesso desde os anos 70. É uma ...

SERIADO CHAVES ou AS MENSAGENS POLITICAMENTE INCORRETAS


Há, na televisão aberta brasileira, um seriado chamado CHAVES, destinado ao público infantil e que faz sucesso desde os anos 70. É uma produção mexicana e que tem personagens já incorporados no dia-a-dia dos brasileiros.


Aparentemente inocente, sem muitos gastos, a produção fez apenas dois pátios e alguns cômodos, como a casa (?) de alguns dos personagens.

Há, no seriado, a chamada Bruxa do 71, que não sei o nome, uma idosa que vive sempre arrumada, tem família na Cidade, mas vive só e de rendas, deve ser viúva e tem uma queda, paixonite, pelo Senhor Madruga.



Senhor Madruga é um cidadão que vive de bicos, não trabalha, tem filha menor que estuda mas se mistura com os meninos da vila. Não brinca de bonecas. O Senhor Madruga fuma cigarros, na presença dos meninos e em qualquer lugar.

Não trabalha, nem se esforça, além de ser quase analfabeto, sabe das coisas da vida, mas não tem instrução nenhuma.

E é péssimo exemplo de mau pagador, vive sempre devendo o aluguel e enrola o proprietário, o Senhor Barriga.

O mesmo péssimo exemplo é dado pelo Professor, imagine, Professor Girafá, aparentemente solteiro que é apaixonado pela mãe de um aluno seu, o Kiko. 



Esse Professor vive fumando inclusive em sala de aula, no patio, na vila ou mesmo quando visita Kiko e sua Mãe, D. Florinda.

O Professor não mora na Vila.
Morando na Vila, com o filho Kiko, D. Florinda vive para casa, tem dinheiro para pagar suas despesas, seu aluguel. Aparentemente recebe uma pensão alimenticia do pai do Kiko. Ou faz programas noturnos como prostituta pois passa o dia todo com cabelo no bobs, presumindo que são para deixar os cabelos bonitos, quando precisa. 

Usa, também, saltos altos e não há explicação óbvia.

O seriado não entra em detalhes.

Aí vem o personagem central, um menor de rua, morando na vila, dentro de um barril. Não tem pai, nem mãe. Não tem banheiro, escova de dentes, vaso sanitário ou roupas. Vive comendo o que dão, não se olha onde faz as necessidades fisiológicas, ou higiene pessoal.

Não se olha também os hábitos alimentares ou quantas refeições faz.

Estuda, no mesmo colégio dos outros, de Kiko e de Chiquinha. 

Apanha, sempre, do malandro Senhor Madruga, o que vive fugindo do Senhor Barriga, dono da Vila.
.
Não há Vigilância Sanitária ou Conselho Tutelar para ver a situação do menor Chaves.

Ah.. ia esquecendo da Chiquinha, filha de Senhor Madruga, aquela que não brinca de bonecas e brinca com os colegas Kiko e Chaves.


Esse é o seriado, todos veem, todos riem.

Insinua a prostituição, sela a separação judicial, o abandono de Idosos, falta de oportunidades e empregos, estimula a agressão a menores,  estimula também o uso do fumo.

E o seriado passa no horário diurno.

Sem censuras.

Só eu vi isso tudo?